Exposição gratuita de moda em Diadema

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Divulgação

Com obras inspiradas entre as décadas de 1960 e 2010, a exposição acontece a partir de 08.03, no Foyer do Teatro Clara Nunes, e oferece ao público a oportunidade de conhecer e apreciar a história e a multiplicidade da moda nacional com criações de 30 artistas formados em projetos da grande São Paulo e que hoje se destacam nos seus segmentos.

Couro, jeans, spikes, lixo, punk, o universo drag queen, elementos urbanos, entre muitas outras inspirações…A exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” é plural e faz uma incrível viagem ao universo que dita tendências. 

Celebrando a riqueza da moda nacional, a exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” traz uma mostra abrangente que destaca e celebra a evolução da moda brasileira nos últimos 60 anos.

A iniciativa apresenta toda a criatividade presente no cenário da moda nacional, por meio da seleção criteriosa de vestuários confeccionados por artesãos convidados. Os 30 artistas foram escolhidos com base em suas trajetórias profissionais e pessoais, o que garante personalidade através de abordagens inclusivas e representativas para cada peça exposta. A cuidadosa curadoria realizada pelas estilistas e professoras Walquiria Caversan e Nina Florsz teve um papel fundamental na seleção dos artesãos e na organização da exposição. 

A mostra se justifica como uma importante ação cultural e social, pois valoriza e potencializa a cadeia produtiva da moda, reconhecendo-a como uma forma de expressão artística e criativa. O vestuário é mais do que simplesmente roupa, é uma manifestação cultural que reflete identidades, valores e épocas. Ao apresentar uma retrospectiva da moda brasileira, a exposição proporciona uma oportunidade para o público conhecer e apreciar a história e a diversidade dessa forma de expressão.

A exposição será inaugurada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, celebrando com isso a contribuição feminina para a história da moda no Brasil. Além disso, a mostra serve como um espaço para a experimentação e a inovação, permitindo que os participantes explorem novas criações baseadas em modelos originais ou que apresentem novas interpretações e abordagens no Brasil. Isso contribui para o fortalecimento da moda como expressão artística e para o enriquecimento do cenário criativo brasileiro. Artistas como Ronaldo Fraga, Zuzu Angel, Walério Araújo e Denner Pamplona de Abreu são revisitados sob a ótica dos 29 artistas, trazendo aspectos de suas próprias vidas e meios onde estão inseridos.

“Do tropicalismo aos dias atuais, a moda brasileira sempre foi um mosaico de diversidade e riqueza. A exposição ‘Moda Brasileira: Uma Retrospectiva’ celebra essa rica história, mostrando como a moda se transformou ao longo do tempo, mas sempre mantendo suas raízes e sua identidade única. Através de um olhar contemporâneo sobre o passado, a mostra revela a força e a vitalidade da moda brasileira, capaz de inspirar gerações. Através de peças únicas, criadas por egressos do projeto cultural ‘Ponto da Moda’, o público poderá apreciar a moda como uma verdadeira forma de arte, capaz de contar histórias e provocar emoções. No foyer do Teatro Clara Nunes, a moda encontra um espaço privilegiado para celebrar a nossa brasilidade e a riqueza do nosso patrimônio cultural.” comenta Nina Florsz, co-curadora da exposição.

Ao trazer à tona a história e a evolução da moda brasileira, a iniciativa visa democratizar o acesso a essa forma de arte, tornando-a acessível a todos os públicos. Através da exposição de peças temáticas de artesãos brasileiros, o projeto oferece uma experiência educativa e enriquecedora, permitindo que os visitantes revisitem o passado, compreendam o presente e vislumbrem o futuro da moda no Brasil. 

“Moda Brasileira: Uma Retrospectiva” acontece de 8/3 a 13/4, de segunda a sábado, no Foyer do Teatro Clara Nunes, em Diadema. A iniciativa é uma realização da Bakchos Produções Culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC e conta com o apoio do Instituto Cenários Futuros A curadoria da exposição está a cargo da Professora Walquiria Caversan e co-curadoria da estilista Nina Florsz.
CURADORIA

Walquiria Caversan

Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa em Porto/Portugal (2014). Possui Graduação em Desenho de Moda (1999) e Pós-Graduação em Moda e Criação (2005), ambas pela Faculdades Santa Marcelina. É docente no Bacharelado em Moda da Faculdade Santa Marcelina desde 2002 , atualmente leciona as disciplinas Processo de Criação, Pesquisa em Moda, Práticas em Criação, Figurino, Práticas de Criação, Estilismo, Práticas de Criação e Coleção. É membro integrante das bancas de avaliações e integra o NDE (Núcleo Docente Estruturante). Tem experiência no desenvolvimento de produto de moda, além de experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, corpo, tecnologia, superfície e criação. Desde 2014 coordena os projetos sociais da FASM junto ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Ponto da Moda, Instituto Focus Têxtil e Instituto C&A. 

Nina Florsz

Graduada em Design de Moda e mestra em Desenvolvimento Regional, ambas pela Universidade Regional de Blumenau, iniciou sua carreira no universo da moda, atuando como estilista e produtora de moda. No entanto, a busca por um propósito mais significativo a impulsionou a expandir seus horizontes. Como docente, desenvolveu habilidades pedagógicas e um entendimento das dinâmicas de ensino-aprendizagem, utilizando sua experiência na moda para inspirar e capacitar novos talentos. A docência e coordenação do projeto cultural ‘Ponto da Moda’ foi um marco em sua trajetória, onde pôde aliar sua paixão pela moda à geração de impacto social, promovendo a transformação de vidas e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Atualmente, como coordenadora pedagógica na Quest Consult, é responsável pelo planejamento, gestão e monitoramento de projetos culturais, realizados por meio das leis de incentivos fiscais. Sua carreira também inclui a atuação como consultora de gestão e planejamento com ênfase em moda sustentável, capacitando pequenas marcas para o mercado do Slow Fashion e participação voluntária em iniciativas que visam promover a inclusão social e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Para mais informações sobre os artistas e seus respectivos projetos, acesse: https://docs.google.com/document/d/17uCQfRk8nDFo_wsP1QvjuYChJC04rkMbCVaqmnjEhxE/edit?tab=t.0 

SERVIÇO

Exposição “Moda Brasileira: Uma Retrospectiva”

Abertura: 8/3, das 14h às 18h

Temporada: 8/3 a 13/4 (segunda a sábado), das 09h às 18h

Local: Foyer do Teatro Clara Nunes

Endereço: R. Graciosa, 300 – Centro, Diadema – SP, 09910-660

Ingressos: Entrada Gratuita

Classificação: Livre

You may also read!

Oficina Comunitária discute Monitoramento de Riscos em Mauá

Atividade ocorreu, em primeiro lugar, no CRAS Macuco e reuniu técnicos e moradores da regiãoA equipe do Plano Municipal

Read More...

Até 06 de março, Curso Ateliê Criativo oferece aulas de design de objetos em Mauá com inscrições abertas

Alunos aprenderão, por exemplo, técnicas de design aplicadas à reciclagem de plástico com abordagem revolucionária Estão abertas, em primeiro lugar,

Read More...

ABCD terá Megafeirão do Livro 2025: quatro dias com livros a partir de R$ 10

Com entrada gratuita, ocorrerá entre 24 e 27 de abril e terá mais de 100 selos editoriaisO maior evento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu