Experiências da Atenção Primária de Diadema são destaque em encontro regional

In ABCD On
Fotos: Divulgação/PMD

Encontro discutiu desafios e potencialidades na Atenção Básica, que é porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde

Duas experiências exitosas da Atenção Primária de Diadema foram apresentadas no 3º Encontro para o Fortalecimento da Atenção Básica e Humanização. O encontro foi realizado na quinta-feira (27), no auditório da Faculdade Anhanguera, em Santo André, e reuniu mais de 250 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) dos sete municípios do ABCD, entre secretários, assessores, gerentes de serviços, técnicos e outros trabalhadores.

Além do relato de experiências municipais, o encontro contou com apresentações sobre as seguintes temáticas: “Diretrizes e estratégias para o Fortalecimento da Atenção Básica Regional”, “Tecnologias do Cuidado e Humanização na Atenção Básica Regional”, “O Cuidado da Pessoa com Diabetes na Atenção Básica” e “Integralidade do Cuidado na Atenção Básica”.

Durante o evento de abertura oficial, que contou com a presença de secretários e representantes dos municípios do ABCD paulista, a assessora Margareth Tangerino, representando o secretário de Diadema, José Antônio da Silva, parabenizou os organizadores do evento pela mobilização e enalteceu a importância do Programa Mais Médicos na fixação de profissionais médicos na região. “Esse é um evento de extrema importância e com discussão de temas relevantes para nossa prática diária. Quero aproveitar a oportunidade e dizer que estamos muito felizes com a volta maciça do Programa Mais Médicos porque é fundamental ter ações para fixar os médicos na nossa porta, que é a Atenção Primária, para atender nossa população”, afirmou a profissional.

Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica de Diadema e uma das responsáveis pela mobilização do encontro, lembrou que Diadema tem investido na área. “Criamos o Programa UBS Nota 10 para fortalecer nossa Atenção Primária, o que já nos possibilitou revitalizar 18 das nossas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), fizemos a recomposição das equipes médicas e de outras categorias, reorganizamos as equipes multiprofissionais e temos investindo na adoção de novas tecnologias para ter uma APS fortalecida, humanizada e acolhedora no município”.

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) do Grande ABCD e pelo Grupo Técnico de Atenção Básica (GTAB) com apoio da Prefeitura de Santo André.

Experiências municipais

Ao todo, 10 trabalhos foram apresentados neste encontro, sendo dois de Diadema, dois de São Bernardo do Campo, dois de Santo André, dois de Mauá e um de Ribeirão Pires e um de São Caetano do Sul. As experiências foram divididas em três eixos temáticos, sendo eles: espaços de gestão (dois trabalhos), acolhimento (quatro) e cuidado em rede (quatro).

O município de Diadema inscreveu dois trabalhos. No eixo Cuidado em Redes: Implementação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB); no eixo Acolhimento: Reorganização das atividades das equipes multiprofissionais – Experiência da UBS Vila Nogueira – Oficina Circense.

Elas foram apresentadas em salas diferentes, com a presença de representantes de todos os municípios envolvidos no encontro. Após as apresentações, cada grupo pode discutir sobre os principais desafios, potencialidades e contribuições da experiência para as diretrizes do GTAB e da política de humanização.

Nancy Yasuda, responsável pela área de Educação Permanente na SMS Diadema, elogiou os trabalhos apresentados e aprovou o encontro. “A qualidade dos trabalhos apresentados demonstra o compromisso e a dedicação dos trabalhadores e gestores com a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida dos usuários, em especial nesse momento pós pandemia, e a possibilidade da discussão coletiva acerca das experiências valoriza e estimula a participação de todos no fortalecimento da Atenção Básica na região”.

Estratégia Amamenta Alimenta Brasil em Diadema

A implementação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil em Diadema (EAAB), nas 20 Unidades Básicas de Saúde do município, foi a experiência apresentada por Claudia dos Reis Lisboa Novaes (Atenção Básica/SMS) e Juliana Almeida dos Santos (UBS Eldorado).

A iniciativa fomenta ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno (AM) e a alimentação complementar saudável (ACS) para crianças menores de dois anos de idade, no âmbito da Atenção Primária, aprimorando as competências e habilidades dos profissionais de saúde da Atenção Básica. A estratégia é normatizada pela Portaria nº 1.920, de 5 de setembro de 2013, e é baseada na formação de tutores, que são profissionais de saúde que atuam nas UBS e têm como atribuição a implementação da estratégia na Unidade em que atuam.

Diadema realiza anualmente, desde 2015, a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM extensiva a todo mês, denominado de Agosto Dourado de Diadema, para divulgar e evidenciar a importância do Aleitamento Materno.  Neste ano, o evento chega a sua 9ª edição, com uma programação que se entende para todas as Unidades de saúde.

 

Oficina de circo

Implantada em fevereiro de 2023, a Oficina de Circo é uma atividade realizada pela equipe multiprofissional da UBS Vila Nogueira com crianças de quatro a 10 anos, sempre acompanhadas de um responsável. As crianças foram divididas em dois grupos, sendo uma de crianças de quatro a seis anos e outro por crianças de sete a 10 anos. Cada grupo tem a duração de 45 minutos e acontece, quinzenalmente, no espaço do Centro Cultural Vila Nogueira.

Segundo a educadora física da UBS, Natália de Almeida Cano, a ação tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento infantil, pensando no estímulo a coordenação motora, a atenção, o foco, além de estimular hábitos saudáveis e promover a interação familiar e interação social através de práticas circenses com enfoque lúdico. “Muitas crianças, hoje em dia, não sabem o que é pular corda ou amarelinha e o grupo é para isso, aprender a brincar, estimular a coordenação motora e o convívio com outras crianças. Somente a aula de malabares, por exemplo, já trabalha tanta coisa, como o foco no momento presente, na integração e a participação dos pais é importante, porque eles ajudam os filhos, essa relação traz ganho emocional. Além disto, enquanto a atividade acontece, os outros profissionais da equipe multiprofissional vão conversando com os pais para passar orientações sobre cuidados diários com o filho”.

As crianças são convidadas para o grupo após consultas com Pediatria ou Fonoaudiologia e
foco são as crianças que estão com problemas relacionados ao desenvolvimento como: sobrepeso e obesidade, vício em telas, déficit de atenção, hiperatividade, dificuldade de socialização ou por algum outro motivo em que a criança necessite ser avaliada por equipe multiprofissional.

“A ação tem causado impacto positivo quanto a adesão e frequência dos participantes, bem como tem possibilitado à equipe multiprofissional melhor avaliação e intervenção quanto às questões do desenvolvimento infantil e da dinâmica familiar. Os responsáveis têm observado e relatado melhoras em relação às queixas iniciais”, explica Ozenira Silva, gerente da UBS.

Para acompanhar todas as realizações da Atenção Básica do município de Diadema, acesse:  https://portal.diadema.sp.gov.br/saude/.

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu