Rossieli Soares participou de encontro com estudantes gremistas no município de São Bernardo do Campo e se reuniu com apoiadores de sua pré-candidatura
Nesta sexta-feira (03.06), Rossieli Soares, que é pré-candidato a Deputado Federal por SP, cumpriu agenda pautada em educação e escuta ativa na região do ABCDM (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá), buscando não só ouvir, mas compreender ainda mais as demandas, trocando experiências e construindo as ações que farão parte do seu mandato.
Rossieli, que também foi ministro e secretário da educação de SP, participou de um encontro com estudantes gremistas em São Bernardo do Campo e discutiu sobre a importância do protagonismo juvenil, liberdade de expressão, acesso à educação, entre outros temas. Para Soares, os gremistas têm papel fundamental para que nenhum estudante fique para trás. “É importante que a gente questione como impactar o aprendizado dos estudantes. Eles são o futuro da nossa nação”.
Ainda em São Bernardo do Campo, o pré-candidato esteve presente na cerimônia pública do evento Governo na Área, junto ao novo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do atual Secretário da Educação de SP, Hubert Alqueres, com outros secretários estaduais e diversas autoridades locais. A iniciativa fortalece as relações entre gestão pública e cidadão nas regiões de SP.
No início da tarde, Rossieli se reuniu com apoiadores e conversou sobre a necessidade de ter alguém para lutar pela educação de verdade. “Não basta ser a favor da educação. É preciso priorizar esse assunto, fazer as coisas andarem e mudar a vida dos alunos e dos profissionais. Não tenho compromisso com o erro, mas sim com aquilo que vem dando certo, como tantas coisas que fizemos em SP”.
Investimentos na região
Em sua gestão, Rossieli expandiu o Programa Ensino Integral (PEI) em todo estado. Ao todo, a região do ABCDM conta com 99 escolas de tempo integral, 83 criadas em sua gestão.
O Programa Ensino Integral potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural.
Rossieli também criou o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que tem transformado escolas estaduais com repasses financeiros anuais transferidos diretamente às Associações de Pais e Mestres (APMs).
Desde sua criação, em 2019, as escolas estaduais da região do ABCDM receberam mais de R$177 milhões.
Outra ação realizada na gestão Rossieli é o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp), que visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado para o município.
O ABCD recebeu repasses para a construção de uma escola estadual e a cobertura de vinte e uma quadras escolares, totalizando quase R$42 milhões de investimento.