Evento ensina boas práticas na gestão do diesel para transportadoras e profissionais de logística

In Canto do Joca On
- Updated

Transportadores de todo o País participaram de um treinamento a fim de aprimorar a gestão do combustível em suas frotas, especialmente em um ano com constantes aumentos no preço do diesel. O evento, intitulado “Formação de Gestores de Diesel”, aconteceu na cidade de Tubarão (SC) no início do mês de dezembro e foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região da Amurel (SETRAM).

O evento, presencial e on-line, foi conduzido pelo consultor Flávio Batista, CEO da FB Consult, empresa especializada em treinamentos e cursos para o setor de transportes. O objetivo principal do curso foi preparar as equipes dos transportadores para o impacto dos aumentos de diesel na sua frota e reduzir o custo de aquisição do combustível, a partir de boas práticas já consagradas no mercado.

“Abordamos nesses dois dias vários assuntos relacionados à gestão do diesel, pois este tem sido um dilema comum a vários profissionais do ramo de transporte, porque, infelizmente, os preços do combustível dispararam e o valor sempre acaba sendo repassado aos clientes das transportadoras”, explica Flávio Batista.

O consultor abordou alguns pontos vitais, como as iniciativas na compra do diesel, ou seja, como buscar os melhores preços e as melhores formas de negociar, com base na gestão da armazenagem e consumo da frota.

Outro ponto importante abordado foi como reduzir o consumo de combustível da frota a partir da capacitação de motoristas, com reuniões, treinamentos e aprimoramentos voltados ao diesel e ao uso da tecnologia como aliada das transportadoras.

Por isso, uma das parceiras do evento foi a Gestran, empresa de gestão de frotas que, por meio da tecnologia, tem módulos voltados exclusivamente para a gestão do combustível de forma inteligente e a partir do cruzamento de vários dados feitos pelos algoritmos da empresa.

“A grande maioria das empresas ainda trabalha no papel, no ‘feeling’, e no máximo com planilhas. Visualizar o resultado e os indicadores através de uma ferramenta que trabalha praticamente sozinha é um grande diferencial para atuar nas correções e orientações para os colaboradores da empresa buscarem sempre o melhor negócio”, diz Raphael Aguiar, gerente comercial da Gestran.

Entre os principais benefícios do sistema da Gestran está a possibilidade de o gestor definir metas para cada veículo e monitorá-las diariamente. Ele também permite realizar a gestão de preços de fornecedores e a integração dos dados de abastecimentos internos e externos de forma automática, sem intervenção de pessoas.

O impacto do evento foi tão positivo que alguns gestores já relataram poucos dias após ao evento a projeção de economia para os próximos meses de forma imediata.

“Teve um dos participantes que nos ligou e disse que, apenas com a implementação das práticas aprendidas no curso, na gestão e negociação, teve uma economia de 15 a 20 mil reais já no primeiro mês, usando as nossas práticas de negociação. Para nós, organizadores do evento, esse é o melhor indicador de sucesso”, celebra Fábio Batista.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu