Tenda Atacado conta com unidades no ABCD, Litoral e Interior
O segmento varejista está, em primeiro lugar, cada vez mais competitivo e desafiador.
Portanto, empresas que desejam consolidar sua marca no mercado e, ao mesmo tempo elevar sua performance, precisam ficar atentas à importância cada vez maior do trade marketing.
Ele emerge, acima de tudo, como um dos pilares fundamentais para o sucesso empresarial.
Afinal de contas, integra estratégias de marketing com táticas direcionadas aos canais de distribuição.
R$ 28 bilhões/ano
Levantamento da SA+ Trade com base em dados compilados de mercado revela: a indústria movimenta por meio do trade marketing cerca de R$ 28 bilhões anualmente em iniciativas trade dentro do varejo alimentar.
Tais ações passam, por exemplo, por degustações, comunicações no PDV, estratégias para melhor exposição de produtos nas gôndolas e CRM.
Além disso, comunicação digital e e-commerce, que além de otimizar a visibilidade da marca, melhora a jornada de compras do cliente e impulsiona suas vendas.
Evolução na indústria
Na indústria, esse departamento já está mais evoluído, mas no varejo supermercadista ainda há um enorme espaço para avançar.
Mas, pesquisas comprovam que apenas 15% do varejo alimentar (atacarejos, hipermercados e todos os modelos de supermercados existentes), têm uma área de trade marketing estruturada.
O gestor que não tiver uma visão ampla voltada para a importância dessa área pode, em suma, perder grandes oportunidades de potencializar ainda mais seus negócios.
Com o propósito de ajudar a desenvolver a área de trade marketing, tornando-a ainda mais estratégica para supermercados e indústrias de bens de consumo, a SA+ Trade realizará em 29 de agosto o evento Trade Connection.
A ideia é reunir executivos do varejo supermercadista e da indústria, além de empresas prestadoras de serviços.
Temas que impactam
Tudo para debater temas que impactam diretamente os resultados de todos os envolvidos na cadeia.
Entre os convidados para debater o assunto está Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, que fatura por ano R$ 6,5 bilhões.
Com atuação apenas no modelo de lojas cash & carry e a 8ª maior do país nesse formato, possui unidades no ABCD, Litoral e Interior paulista.
O executivo participará, em suma, do painel “Visões do trade do ponto de vista da indústria e do varejo”.
Também serão debatidos no evento, da mesma forma, na maioria das vezes por uma dupla formada por um varejista e um executivo da indústria, vários temas.
Entre eles, o objetivo dos investimentos em trade; valorização das equipes e KPIs do trade: como estruturar uma área trade de alta performance.
Além disso, cultura trade, mindset para o resultado e inovação e trade multicanal: estratégia e customização a partir da perspectiva do cliente.
Também se debaterá temas como, potencializando a categoria com estratégia trade e Retail Media: o varejo como protagonista da terceira onda da publicidade digital e humanizando a comunicação com o cliente no varejo.
Alguns palestrantes confirmados para o evento:
Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós (OXXO e Shell Select).
A bandeira Oxxo atua com lojas de proximidade e tem sido protagonista de uma rápida expansão de lojas.
Em apenas dois anos, já conta com mais de 350 unidades.
Andreia Zonta, diretora do Condor Supermercados. Com unidades no Paraná e Santa Catarina, atua com lojas de supermercados, hipermercados e atacarejos.
Anualmente, atende mais de 50 milhões de clientes e o Condor é considerado uma das maiores empresas de varejo.
Eandres Gomes, CMO do Grupo Amigão. Com faturamento anual de R$ 4 bilhões, o Grupo opera lojas de varejo e de atacarejo nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Antonio Marcos dos Santos, diretor de Trade Marketing do Grupo Pereira, que há 60 anos atua no varejo e no atacado.
Tem unidades no Mato Grosso do Sul (Supermercados Comper), em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e em Jundiaí, Pilar do Sul e Vargem Grande Paulista (Fort Atacadista).
O faturamento anual é de R$ 11,2 bilhões.
Entre os debatedores da indústria estão:
Tirso Mello, Brazil Sales VP da Procter & Gamble, e Marcos Bauer, diretor de Trade Marketing da P&G, uma das maiores indústrias do segmento de higiene, beleza e limpeza que atuam no Brasil.
Manuela Telles, diretora de Trade Marketing da Ambev, maior empresa de bebidas do Brasil e dona de marcas como Skol, Stella Artois, Budweiser, Brahma, Guaraná Antarctica.
Felipe Votisch, diretor nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, considerada a maior empresa de alimentos do mundo e com marcas importantes em diversas categorias de produtos.
Ricardo Piccoli, Sr. Director – Special Channels & Trade da Heineken, principal marca de cervejas premium do Brasil.
Sobre a SA+ Trade
Empresa especializada na área de Trade Marketing, por meio de eventos, curso EAD e viagens internacionais de benchmarking.
Foi criada neste ano e faz partem, acima de tudo, da “empresa-mãe” SA+ Ecossistema de Varejo.
Ela oferece, portanto, uma solução completa para o desenvolvimento do varejo por meio de nove unidades de negócios.
As mesmas incluem, em conclusão, tecnologia, aconselhamento, educação, inteligência de mercado, eventos e outros.
Serviço:
https://lp.savarejo.com.br/trade-connection
29 de agosto de 2023, das 8h às 19h30
Pro Magno Eventos – Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo