Etecs e Fatecs são centros de formação de cientistas

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, o Centro Paula Souza apresenta histórias de jovens apaixonadas por pesquisa

Comemorado anualmente no dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi criado com intuito de chamar a atenção para as conquistas femininas na área científica. Idealizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela ONU-Mulheres, a data é celebrada com orgulho no Centro Paula Souza (CPS).

Estudantes e professoras de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais desenvolvem projetos em diferentes áreas do conhecimento, inclusive por meio de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Monitoria.

“A mulher tem um papel fundamental na ciência por sua capacidade de combinar sensibilidade e razão nas tomadas de decisões. Garantir a presença feminina leva à diversidade do olhar e evolução da pesquisa”, comenta a coordenadora do Programa de Monitoria nas Fatecs, Rosemeire dos Santos Almeida.

Meninas da ciência

Isabela Ganev Dorizo, aluna da Fatec Taubaté, desenvolveu a pesquisa Produção Cultural, Território e Design: intervenções educativas e projetuais com o Museu da Cidade de São Paulo. Orientado pela professora Sueli Soares dos Santos Batista, o estudo investigou a relação entre cultura e educação por meio de práticas de design aplicadas ao ambiente museológico.

Para Isabela, esse foi o início de uma trajetória acadêmica. “Entendi como a pesquisa funciona e como pode ser aplicada. A experiência também possibilitou vivenciar laços entre instituições que buscam o mesmo objetivo: a democratização da ciência e da cultura”, comenta. “O projeto foi eficiente ao demonstrar como a cultura, a educação e o design estão interligados e podem colaborar mutuamente. Seguirei com minha pesquisa pelos anos que virão, em busca de ciência e cultura para todos”, completa.

No campo do desenvolvimento tecnológico, Maíza de Lima Bueno, da Fatec Jaboticabal, orientada pela professora Rose Maria Duda, investiga a Utilização de sistemas de wetlands construídos para tratamento de águas. O projeto avalia a eficiência de soluções para purificação da água, considerando o potencial sustentável.

“O curso de tecnologia em Gestão Ambiental me despertou o interesse em  resolver problemas que, de tão atuais, ainda faltam informações técnicas. É o caso do saneamento ambiental sobre o qual me debrucei”, conta. “Desenvolver a pesquisa em laboratório e aplicar essa ciência em campo é gratificante. Uma ideia inovadora pode transformar muitas realidades!”, completa.

Na Fatec Itaquera, Patrícia Vanessa Pereira Barcelos realizou um estudo sobre a Granulosidade de solos argilosos e arenosos por Fotoelasticidade. Orientada pelo professor Sidney Leal da Silva, a pesquisa analisou o comportamento dos solos por meio dessa técnica, aplicada em áreas como engenharia e geociências.

“Minha experiência com iniciação científica foi enriquecedora, tanto pela ampliação dos meus conhecimentos como pelos eventos e pessoas que tive contato. Pretendo continuar na carreira acadêmica, pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias”, comentou.

Mulheres da ciência

Por meio do Regime de Jornada Integral das Fatecs, o CPS também contribui ativamente para a excelência na pesquisa e inovação. Prova disso são as professoras pesquisadoras nas mais diversas áreas de conhecimento, que elaboram suas pesquisas no formato RJI.

A professora Aparecida Maria Zem Lopes, da Fatec Jahu, desenvolve o projeto Mulheres em Tecnologia: um estudo para estimular e desenvolver competências em STEM nas diversas etapas do ensino. O termo STEM refere-se às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla inglês (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

“Trata-se de uma proposta de três anos de estudo com objetivo de entender as iniciativas e ações que podem ser realizadas para melhorar a participação das mulheres nos ensinos Superior, Médio e Fundamental, além do inda no mercado de trabalho”, explica a professora.

 A professora Ieda Maria Nolla atua na Fatec São Paulo desde 1990. Sua pesquisa é voltada para novas tecnologias aplicadas à construção civil, com foco no BIM (Building Information Modeling) e HBIM (Historic Building Information Modeling). Sua tese de doutorado abordou o uso do HBIM na gestão de bens culturais, demonstrando como modelos digitais tridimensionais podem contribuir para preservação e administração eficiente de edificações históricas.

“Quando aplicado desde a concepção do projeto, o BIM promove a integração entre todas as disciplinas envolvidas na construção civil, o que é ainda mais relevante no caso de construções históricas”, explica. “Minha pesquisa busca ampliar o uso do BIM, demonstrando seu potencial como ferramenta essencial na salvaguarda de edificações históricas”, completa.

Na área de engenharia de materiais, a professora Rita Sales, da Fatec São José dos Campos, desenvolve pesquisa em colaboração internacional com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep), de Portugal. O trabalho investiga parâmetros de usinagem em materiais avançados, com potencial impacto para a indústria aeronáutica e automotiva, um trabalho alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A cooperação internacional abriu portas para minha pesquisa e me permitiu ganhar um importante know-how na área de usinagem. A parceria com o instituto português também abriu portas para professores e alunos que seguiram o mesmo caminho, o que me dá muita alegria e orgulho”, diz. “Posso dizer que a pesquisa científica é excelente para a internacionalização da instituição, levando o nome do Centro Paula Souza ao mundo”. Completa.

You may also read!

Diadema tem nesta quinta (3) feirão com mais de 3 mil empregos

Com participação de 45 empresas da região, evento contará também com entidades voltadas ao primeiro emprego Nesta quinta-feira (03.04), Diadema

Read More...

Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos

Profissionais irão atuar no Atendimento Educacional Especializado; rede municipal agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais A Secretaria de

Read More...

ETEC Ribeirão Pires: Lixeira inteligente utiliza IoT para separação de material reciclável

'Recolheai' foi desenvolvido, em primeiro lugar, por alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu