Estudantes da EJA de Diadema relatam a própria história em livros

In ABCD On
Foto: Divulgação/PMD

Textos foram desenvolvidos no âmbito do programa “Leiturando”, proposta da Secretaria de Educação que visa fomentar o acesso e práticas de leitura na rede municipal

Quanta história cada um tem para contar?

Nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Diadema foram muitas, inúmeras, todas elas registradas e publicadas em livros.

Por meio do programa “Leiturando”, proposto pela Secretaria de Educação, os estudantes foram incentivados a narrar suas histórias de vida e memórias.

Cada uma das 15 escolas que contam com turmas da EJA produziu, portanto, um livro e uma coletânea com alguns deles será lançada em breve.

As oficinas de criação literária ocorreram, acima de tudo, após a formação “Ler, escrever e desenhar histórias de vida”, ofertada aos educadores articuladores do Mais Educação e professores da EJA.

Os profissionais foram incentivados a pensar sobre as experiências escolares como pela realização de práticas que possibilitaram a compreensão dos conceitos de história de vida, identidade e memória.

O coordenador pedagógico da EJA na Secretaria de Educação, Fabio Rodrigues Lemes, explicou que a proposta era jogar luz sobre as vivências e experiências que os estudantes trazem para as salas de aula da EJA por meio de suas contações de histórias e rodas de conversa em narrativas escritas.

Autonomia da escrita

“Assim, trabalhamos com eles uma grande dificuldade que possuem que é a autonomia da escrita e a possibilidade de se reconhecerem como estudantes autores, escritores e produtores de histórias”, detalhou, em resumo.

“Portanto, a criação do livro era fundamental para que eles se reconhecessem nesse processo”, completou.
Na avaliação do educador, a escola como um todo ganhou com a proposta. “Teve o envolvimento dos professores, o movimento de organização dos saraus que envolveu os estudantes de todas as turmas, o grêmio, a comunidade escolar”, citou. “Nos saraus os estudantes apresentaram suas produções no formato do livro eletrônico e também encadernado. Agora a expectativa é que a publicação oficial saia para que os estudantes tenham sua noite de autógrafos”, concluiu.
Os alunos da EJA de Diadema participaram da formatura, em conclusão, nesta terça-feira (06,12), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sede de Diadema.

You may also read!

Prefeito Marcelo Lima visita na Irlanda os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública beneficiados pelo inédito programa, criado pela gestão municipal, estão em Dublin desde

Read More...

Campanha de doação reforça compromisso da Unipar com comunidades onde atua

Iniciativa mobilizou colaboradores e moradores em Cubatão, Santo André e Camaçari e beneficiará diversas instituições sociais A Unipar concluiu mais

Read More...

Muito mais que frango com polenta: Festival Gastronômico ‘Sabores da Gente’ convida restaurantes a reforçar cultura culinária de São Bernardo

Evento terá foco em mostrar a pluralidade gastronômica da cidade, oferecendo desconto de, no mínimo, 25%; estabelecimentos podem se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu