Estudantes da EJA de Diadema relatam a própria história em livros

In ABCD On
Foto: Divulgação/PMD

Textos foram desenvolvidos no âmbito do programa “Leiturando”, proposta da Secretaria de Educação que visa fomentar o acesso e práticas de leitura na rede municipal

Quanta história cada um tem para contar?

Nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Diadema foram muitas, inúmeras, todas elas registradas e publicadas em livros.

Por meio do programa “Leiturando”, proposto pela Secretaria de Educação, os estudantes foram incentivados a narrar suas histórias de vida e memórias.

Cada uma das 15 escolas que contam com turmas da EJA produziu, portanto, um livro e uma coletânea com alguns deles será lançada em breve.

As oficinas de criação literária ocorreram, acima de tudo, após a formação “Ler, escrever e desenhar histórias de vida”, ofertada aos educadores articuladores do Mais Educação e professores da EJA.

Os profissionais foram incentivados a pensar sobre as experiências escolares como pela realização de práticas que possibilitaram a compreensão dos conceitos de história de vida, identidade e memória.

O coordenador pedagógico da EJA na Secretaria de Educação, Fabio Rodrigues Lemes, explicou que a proposta era jogar luz sobre as vivências e experiências que os estudantes trazem para as salas de aula da EJA por meio de suas contações de histórias e rodas de conversa em narrativas escritas.

Autonomia da escrita

“Assim, trabalhamos com eles uma grande dificuldade que possuem que é a autonomia da escrita e a possibilidade de se reconhecerem como estudantes autores, escritores e produtores de histórias”, detalhou, em resumo.

“Portanto, a criação do livro era fundamental para que eles se reconhecessem nesse processo”, completou.
Na avaliação do educador, a escola como um todo ganhou com a proposta. “Teve o envolvimento dos professores, o movimento de organização dos saraus que envolveu os estudantes de todas as turmas, o grêmio, a comunidade escolar”, citou. “Nos saraus os estudantes apresentaram suas produções no formato do livro eletrônico e também encadernado. Agora a expectativa é que a publicação oficial saia para que os estudantes tenham sua noite de autógrafos”, concluiu.
Os alunos da EJA de Diadema participaram da formatura, em conclusão, nesta terça-feira (06,12), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sede de Diadema.

You may also read!

Santo André tem curso gratuito de banhista de pet

Inscrições devem ser realizadas, em primeiro lugar, pelo site da Escola de Ouro O Fundo Social de Solidariedade de Santo

Read More...

Mario e Luigi desembarcam no Atrium Shopping para encontro especial com fãs

Ação gratuita celebra, em primeiro lugar, a estreia de “Super Mario Galaxy: O Filme” com sessão de fotos e

Read More...

Vila Girassol: São Bernardo lança projeto habitacional pioneiro a moradores com TEA 

Empreendimento terá, em primeiro lugar, moradias para famílias de menor renda em área estruturada com parque sensorial e horta,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu