Estudantes da EJA de Diadema relatam a própria história em livros

In ABCD On
Foto: Divulgação/PMD

Textos foram desenvolvidos no âmbito do programa “Leiturando”, proposta da Secretaria de Educação que visa fomentar o acesso e práticas de leitura na rede municipal

Quanta história cada um tem para contar?

Nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Diadema foram muitas, inúmeras, todas elas registradas e publicadas em livros.

Por meio do programa “Leiturando”, proposto pela Secretaria de Educação, os estudantes foram incentivados a narrar suas histórias de vida e memórias.

Cada uma das 15 escolas que contam com turmas da EJA produziu, portanto, um livro e uma coletânea com alguns deles será lançada em breve.

As oficinas de criação literária ocorreram, acima de tudo, após a formação “Ler, escrever e desenhar histórias de vida”, ofertada aos educadores articuladores do Mais Educação e professores da EJA.

Os profissionais foram incentivados a pensar sobre as experiências escolares como pela realização de práticas que possibilitaram a compreensão dos conceitos de história de vida, identidade e memória.

O coordenador pedagógico da EJA na Secretaria de Educação, Fabio Rodrigues Lemes, explicou que a proposta era jogar luz sobre as vivências e experiências que os estudantes trazem para as salas de aula da EJA por meio de suas contações de histórias e rodas de conversa em narrativas escritas.

Autonomia da escrita

“Assim, trabalhamos com eles uma grande dificuldade que possuem que é a autonomia da escrita e a possibilidade de se reconhecerem como estudantes autores, escritores e produtores de histórias”, detalhou, em resumo.

“Portanto, a criação do livro era fundamental para que eles se reconhecessem nesse processo”, completou.
Na avaliação do educador, a escola como um todo ganhou com a proposta. “Teve o envolvimento dos professores, o movimento de organização dos saraus que envolveu os estudantes de todas as turmas, o grêmio, a comunidade escolar”, citou. “Nos saraus os estudantes apresentaram suas produções no formato do livro eletrônico e também encadernado. Agora a expectativa é que a publicação oficial saia para que os estudantes tenham sua noite de autógrafos”, concluiu.
Os alunos da EJA de Diadema participaram da formatura, em conclusão, nesta terça-feira (06,12), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sede de Diadema.

You may also read!

Nova sede do CadÚnico expande atendimento social à população de São Bernardo

Além da unidade, no Centro da cidade e inaugurada nesta quinta-feira, até o início de maio serão abertos no

Read More...

Show do Padre Fábio de Melo em ação solidária de São Caetano

O Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul, será o palco para uma noite especial de fé,

Read More...

Acabou o papel nos processos administrativos de Santo André

Em 120 dias será possível cantar "Jingle Bell, Jingle Bell"... brincadeiras à parte, medida promete economia de R$ 20

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu