Estraçalhando lembranças

In ABCD, Artigo On
- Updated

Guttemberg Guarabyra

Sempre achou abusivo que, ao concluir o pedido, o site sugerisse que depositasse uma quantia a mais pelo envio, para recompensar o entregador.

Que grata surpresa. Aquele pequeno restaurante, que tanto lhe matara a fome e jamais pôde frequentar novamente por ter ido morar num bairro distante, estava no I Food.

Inacreditável.

Esquadrinhou o cardápio até achar o desejado prato. Era tarde da noite e o estabelecimento estava fechado, mas para amanhã o pedido já estava aprazado.

No dia seguinte chegou do trabalho e foi direto para o computador. Abriu o site e fez o pedido. Entrega em 54 minutos.

Era o tempo de tomar um banho, fazer um cafezinho e nada de petiscos. A matança da fome estava encomendada e em breve estaria na garupa do motoboy, viajando direto aos seus dentes, ávidos por estraçalhar a lembrança dos bons dias.

A entrega era rastreável. O motoboy, Ernesto, já estava no restaurante aguardando a preparação.

Sempre achou abusivo que, ao concluir o pedido, o site sugerisse que depositasse uma quantia a mais pelo envio, para recompensar o entregador.

Mas desta vez seria diferente. Já via com outros olhos a recompensa. Claro que ia acrescentar uma boa gorjeta pro Ernesto.

Lembrou de Adoniran. ‘Ernesto me convidou prum samba, ele mora no Brás.’

Graças a Deus a iguaria não morava tão longe e faltavam apenas 15 minutos para chegar.

Fazia um frio de rachar, foi buscar um agasalho. Verificou se estava com a chave da porta. Melhor deixar a mesa arrumada.

Lembrou daquele prato raro, de cerâmica decorada, que usara pouquíssimo e havia comprado num antiquário.

No início pensou em usá-lo como peça de decoração. Mas era de confecção tão preciosa e delicada, que teve  medo de estragá-lo ao afixar algum suporte que permitisse pendurá-lo na parede.

Daí o reservou apenas para ocasiões especiais.

E o havia posto à mesa apenas em duas ocasiões. A primeira quando pediu aquele caríssimo filé Wellington. Custou os olhos da cara, mas valeu a pena.

A segunda, quando ele próprio preparou um autêntico bacalhau Gadus Morhua, mas errou a receita. O prato não merecera o prato.

Dois minutos.

Melhor ir descendo para a portaria. Ernesto está praticamente na esquina.

O restaurante não ofereceu a mesma porção generosa dos velhos tempos, mas a apresentação estava no capricho.

Logo à primeira garfada sentiu o gosto forte do pimentão. Não lenbrava que o ingrediente constava da antiga receita. O sabor forte contamina tudo. Mas vamos lá.

Três horas mais tarde ainda conversava com o legume, fruto, sabe-se lá em que categoria se enquadra o maldito pimentão.

Depois de muito matutar, não sabia concluir se a iguaria sempre fora ruim ou se na época de jovem descapitalizado, qualquer mata-fome valia um Wellington.

De toda forma, nenhuma gorjeta para o Ernesto. Não tinha culpa no cartório, mas vá trazer lembrança ruim assim adiante.

Música do dia

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

 

 

 

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu