Estado inicia diálogo com municípios para regionalizar destinação de resíduos sólidos

In ABCD On
- Updated

Objetivo é ganhar escala e eficiência, apoiando as prefeituras na solução de questões críticas, como os altos custos logísticos e a importância de valorizar os resíduos
Os secretários de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, deram início na segunda-feira (10.02) às reuniões de diálogo com os consórcios intermunicipais que aderiram ao programa Integra Resíduos.

O objetivo do programa é promover a regionalização da destinação de resíduos sólidos, garantindo escala, eficiência e melhor aproveitamento dos materiais.
A primeira reunião foi pela manhã com representantes das 29 cidades que integram o CERISO (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê).

À tarde, foi a vez do Consórcio Intermunicipal do ABCD, que tem hoje seis cidades consorciadas, já noticiado pelo ABCD REAL.

Nas reuniões, a secretária Natália Resende detalhou o trabalho a ser feito e ressaltou aos prefeitos e representantes presentes a importância do engajamento de todos na elaboração da modelagem.
 “Quando se trata de resíduos, a gente precisa pensar em soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e também financeiro, cuja viabilidade está muito vinculada ao ganho de escala. A regionalização do serviço auxilia muito na viabilidade econômico-financeira por meio de parcerias público-privadas”, explicou. Ela reforçou a intenção do governo de construir o processo junto com os municípios. “Os subsídios que precisaremos para a construção dos estudos de viabilidade e para a modelagem dos documentos licitatórios vem do trabalho com os municípios. Queremos fazer tudo junto com eles”, disse. A previsão é de que as licitações ocorram em 2026.
 Doze consórcios intermunicipais aderiram ao Integra Resíduos e foram qualificados no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo de São Paulo em dezembro de 2024: AMVAPA, CICOP, CIENSP, CINORP, CISBRA, CIVAP, CONCEN, CONSIMARES, NOVO VALE e UMMES. Os 216 municípios integrantes desses consórcios geram aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos por dia.

Diagnóstico

Com população de 45,2 milhões de habitantes, o estado de São Paulo gera aproximadamente 40 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente, o que representa um gasto aproximado de R$ 6 bilhões por ano apenas para a destinação do lixo urbano.
Das 645 cidades, 536 geram menos de 50 toneladas/dia. Destas, 200 cidades percorrem distâncias superiores a 50 quilômetros para fazer a disposição final desses materiais. No total, 114 aterros têm vida útil igual ou inferior a dois anos, ampliando o desafio da destinação.
Para a secretária Natália Resende, os vários desafios exigem um modelo que dê agilidade e qualidade às respostas. “Com a prestação regionalizada dos serviços, teremos uma maior valorização dos resíduos sólidos, seja por meio da reciclagem, compostagem ou geração de energia, com a preocupação ambiental e social como premissas”.

You may also read!

Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde municipal

Recursos do Governo do Estado de São Paulo serão destinados, acima de tudo, à modernização das unidades de saúde

Read More...

Shopping ABC celebra o Dia dos Namorados com opções gastronômicas para todos os gostos

Restaurantes de diferentes especialidades com opções, acima de tudo especiais para uma noite romântica no dia 12 de junho Neste

Read More...

Com o governador, Orlando Morando participa de formatura de 1,8 mil novos policiais militares

Novos soldados reforçam, acima de tudo, a segurança na Capital e por São Paulo; Tarcísio de Freitas destaca parceria

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu