Manutenção dos reservatórios sob responsabilidade do Governo do Estado é, acima de tudo, pauta permanente da entidade regional
Após constantes cobranças do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o Governo do Estado finalmente deicidiu trabalhar.
E iniciou, portanto, a realização dos serviços de manutenções dos piscinões instalados na região.
O primeiro registro da limpeza ocorreu, por exemplo, nos reservatórios de Mauá.
No início de dezembro, relatório produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana da entidade regional apontou a necessidade dos trabalhos.
Reivindicava manutenção em oito piscinões de três cidades consorciadas, sendo quatro em Mauá, três em Diadema e um em Santo André.
Na ocasião, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão estadual responsável pela manutenção dos equipamentos de drenagem, foi oficiado para que realizasse o quanto antes a limpeza dos reservatórios.
O levantamento do GT identificava problemas de manutenção no piscinão de Santo André (Faculdade de Medicina/Ribeirão dos Meninos), nos piscinões de Mauá (Jardim Sônia Maria – Córrego Oratório, Petrobras – Rio Tamanduateí, Corumbé – Córrego Corumbé e Paço Municipal – Córrego Taboão) e nos reservatórios de Diadema (Casa Grande/Piraporinha, Ecovias Imigrantes e Mercedes Benz).
O relatório apontava, da mesma forma, necessidade de corte de mato, limpeza e desassoreamento contínuos, bem como manutenção das bombas e instalações.
Conquista
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, ressaltou o serviço foi conquista do trabalho conjunto das prefeituras da região.
“O início da limpeza dos piscinões mostra que a nossa cobrança, de maneira conjunta entre os municípios consorciados, surtiu efeito prático”, disse.
Lembrou ainda: “Esse é um pedido permanente nosso, no sentido de proteger a população do Grande ABC e minimizar impactos das chuvas, que são constantes durante o verão.”
E ressaltou: “Mais uma prova de que quando trabalhamos juntos nossa voz ganha mais peso junto ao governo do Estado”.
Anualmente, o Consórcio ABC recebia o cronograma de ações nos piscinões da região, elaborado e executado pelo DAEE.
Mas, em 2023 não houve o recebimento do cronograma, apesar de reiteradas solicitações.
O coordenador do GT Gestão de Riscos do Consórcio ABC e secretário de Defesa Civil de Mauá, Sergio Moraes, destacou a importância da limpeza dos piscinões.
“O desassoreamento possibilita aumento da capacidade de captação das águas das chuvas para evitar enchentes e alagamentos”, afirmou, em conclusão, Moraes.