Espaço urbano, patrimônio e arte são temas de atividades na Casa do Olhar Luiz Sacilotto

In ABCD On
- Updated
Casa do Olhar. Foto: Alex Cavanha/PMSA

Equipamento recebe, a partir desta quinta, em primeiro lugar, série de encontros “Além do Olhar” e programação de workshops; atividades são gratuitas

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no Centro de Santo André, começa a celebrar nesta quinta-feira (03.11), portanto seu aniversário de 30 anos com o primeiro de uma série de encontros sobre memória, patrimônio e arte contemporânea, chamada “Além do Olhar”.

O espaço recebe ainda, no mesmo dia, além disso, o primeiro workshop com o tema “Percursos Urbanos: a relação entre caminhar e fazer livros”, com Marcia Rosenberger.

Todas as atividades são, acima de tudo, independentes e gratuitas.

“Além do Olhar – Memória, Patrimônio e Arte Contemporânea” é uma monitoria interdisciplinar que une história, memória e artes visuais, e lança foco sobre a trajetória, missão e atividades do equipamento cultural que está prestes a comemorar três décadas de existência.

Ao todo estão programados, por exemplo, seis encontros, em 3, 4 e 25 de novembro, e em cada um deles as conversas abordarão temas como patrimônio cultural, memória, cidade e arte contemporânea.

A mediação vai ficar por conta do arte educador e poeta Carlos Lotto.

Mas, as vagas são limitadas a 20 participantes por encontro e é preciso realizar agendamento pelo e-mail casadoolhar@santoandre.sp.gov.br.

Os interessados em participar podem optar entre o período da manhã, das 10h às 12h, ou da tarde, das 14h às 16h.

Territórios de Cultura

O workshop “Percursos urbanos: a relação entre caminhar e fazer livros” tem início no mesmo dia e vai acontecer em todas as quintas-feiras até 1º de dezembro, sempre às 13h30.

A atividade propõe o estudo da caminhada como prática artística e filosófica para redescobrir os atrativos do espaço público, desenvolvendo um olhar pessoal e afetivo em relação ao lugar comum.

A pesquisa de campo se constitui por meio da observação da paisagem urbana, dos resíduos descartados, do elemento humano, do patrimônio cultural gerando registros imagéticos.

Os elementos coletados serão matéria-prima para os participantes construírem as narrativas visuais que compõem seus livros.

A iniciativa é voltada para os estudantes de arte, artistas em formação, fotógrafos e o público com interesse em desenvolver uma linguagem artística.

Quem ministra o workshop é a artista visual e editora pelo selo Loreley Books, Marcia Rosenberger.

A artista visual já participou das residências artísticas A Zero (Editora Medusa/PR) e Arte @o Centro (Torres Vedras/PT); da Feira ArtsLibris En Red (Barcelona e Lisboa) e do programa Formas de la Idea (AR-BR-UY).

Para participar, portanto, é necessário ter mais de 18 anos. As inscrições devem ser feitas por: https://bit.ly/workshopsterritorios2022.

A atividade integra, além disso, o programa Territórios de Cultura, que articula ações de formação cultural ou artística sobre a ampla base territorial do município, oferecendo oficinas e workshops de forma descentralizada.

Todas as atividades, em conclusão, são independentes e gratuitas.

Serviço:

Encontro “Além do Olhar – Memória, Patrimônio e Arte Contemporânea”

Dias 3, 4 e 25/11, das 10h às 12h e das 14h às 16h

Workshop “Percursos Urbanos: A Relação entre Caminhar e Fazer Livros”

De 3/11 a 1º/12, quintas-feiras, às 13h30

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro

You may also read!

Prefeito Marcelo Lima visita na Irlanda os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública beneficiados pelo inédito programa, criado pela gestão municipal, estão em Dublin desde

Read More...

Campanha de doação reforça compromisso da Unipar com comunidades onde atua

Iniciativa mobilizou colaboradores e moradores em Cubatão, Santo André e Camaçari e beneficiará diversas instituições sociais A Unipar concluiu mais

Read More...

Muito mais que frango com polenta: Festival Gastronômico ‘Sabores da Gente’ convida restaurantes a reforçar cultura culinária de São Bernardo

Evento terá foco em mostrar a pluralidade gastronômica da cidade, oferecendo desconto de, no mínimo, 25%; estabelecimentos podem se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu