Com 615 quilômetros de tubulações, coleta de esgoto ocorre em toda a área urbana de Mauá
BRK realiza ações preventivas e modernizações constantes para assegurar a eficiência do sistema de esgoto
A coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o saneamento de qualquer município. A coleta consiste em recolher toda a água utilizada nos imóveis, proveniente de banhos, lavagem de louças, roupas e descargas de banheiros, e transportá-la por meio de tubulações, chamadas de redes coletoras de esgoto, até as estações de tratamento. Nestes locais, o efluente passa por processos de tratamento e é devolvido aos rios e córregos sem causar danos ao meio ambiente.
Em Mauá, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 615 quilômetros de redes. Atualmente o município se destaca por ter atingido os percentuais de 91% de tratamento e 95% de coleta de esgoto, alcançando 10 anos antes as metas do Novo Marco do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
É importante destacar que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com o indicador de 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto
O avanço dos indicadores de saneamento foi possível após a BRK realizar investimentos, que já ultrapassam R$ 260 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, possibilitando uma importante evolução no processo de despoluição dos córregos e cursos d´água que cortam o município.
A empresa tem o compromisso de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta de esgoto do município. Para isso, conta com uma gestão dos serviços que promove a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões. Essas intervenções têm como objetivo aperfeiçoar a infraestrutura e garantir um serviço eficiente e de qualidade para o município.
Para uma gestão cada vez mais eficiente, a BRK também adota o uso de tecnologia e realiza procedimentos de filmagem das tubulações de esgoto quando necessário. Com a inserção de uma câmera de vídeo, que filma toda a parte interna da tubulação, é possível diagnosticar as reais condições das redes e, a partir da filmagem, iniciar a investigação para identificar rompimentos, entupimentos, localizar ramais de esgoto e poços de visita pavimentados, por exemplo.
“A partir da filmagem interna das redes, conseguimos constatar com precisão a origem do problema quando este é existente e atuar de forma assertiva para sua devida resolução”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Mauá.
Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico.
Limpeza preventiva das redes de esgoto
No período de janeiro a setembro, a BRK realizou a limpeza preventiva de 100 quilômetros de tubulações em Mauá. E nesse mesmo período foram prestados 1.068 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos; uma média de 118 casos por mês na cidade.
A empresa também realizou ações noturnas programadas e preventivas nas redes de esgoto do município com um cronograma para atender as vias com grande circulação de veículos como as avenidas Barão de Mauá, Castelo Branco, Papa João XXIII, Antônia Rosa Fioravanti, João Ramalho e Itapark.
A ação preventiva tem como objetivo garantir o bom funcionamento do sistema e evitar obstruções e transtornos à população. “A manutenção contínua das tubulações contribui para a estabilidade do sistema, permitindo maior eficiência operacional e reduzindo riscos de transtornos causados por obstruções”, explica Viviane.
Rede de esgoto não é lixo
Vale ressaltar que a rede de esgoto é dimensionada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de sólido, mas o despejo de lixo nas tubulações ainda é um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Mauá.
Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados dentro das tubulações materiais como restos de construção civil (pedras, cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, fraldas descartáveis etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.
Esses materiais sólidos também são frequentemente removidos durante a limpeza dos sistemas de gradeamento e dos desarenadores das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Somente no primeiro semestre deste ano, foram removidas 9,45 toneladas de resíduos.
Atendimento 24h
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24h/dia e todos os dias da semana. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas.
