Elaboração do Projeto Político Pedagógico Participativo visa a definir, com toda a comunidade escolar, as metas para serem trabalhadas ao longo do ano letivo e garantem o caráter democrático da educação na cidade
As 60 escolas da rede direta de Diadema realizam até o final do mês de maio as assembleias com a comunidade escolar para a elaboração do PPP Participativo (Projeto Político Pedagógico). O documento vai reunir as metas para serem trabalhadas ao longo do ano letivo e a participação da comunidade é uma das ferramentas que garantem o caráter democrático da educação na rede municipal da cidade.
Mais de 90% das escolas já concluíram os HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) com as equipes gestoras, os professores e os representantes do Conselho Escolar, no trabalho preliminar de definição de metas. “A gente percebeu que de uma maneira geral, todos os presentes se envolveram nas discussões, puderam opinar e tirar dúvidas e foi esse o objetivo dos encontros”, relatou a diretora do Departamento de Formação e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, Aline Fernandes.
Desde o início dessa semana, as escolas começaram a realizar as assembleias para que toda a comunidade interessada possa participar. “O PPP Participativo é um documento que norteia todas as ações das escolas, faz diagnósticos, estabelece metas e afere resultados alcançados com relação à aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino”, explicou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. “Como o próprio nome diz, é participativo, ou seja, a comunidade escolar deve participar tanto dando sugestões quanto acompanhando a sua execução”, finalizou.
Os moradores interessados em participar das assembleias devem entrar em contato com a escola mais próxima de sua residência e se informar sobre as datas e horários das atividades.
Foto: Igor Andrade Cotrim/PMD