Eventos levam informações e apresentam situações práticas do dia a dia para garantir os direitos básicos do consumidor; próximos eventos serão no Jardim Inamar e Takebe
Durante o mês de agosto, mais de 80 pessoas já participaram das palestras sobre Direitos Básicos do Consumidor e Consumo Consciente, promovidas pela Escola Municipal de Educação para o Consumo, do Procon Diadema, nos dias 8, 14 e 15. Até o final deste mês, ocorrerão mais dois encontros em centros de convivência nas regiões Sul e Norte da cidade. Embora os serviços sejam voltados ao público idoso, as palestras gratuitas são abertas ao público em geral.
De forma dinâmica, a coordenadora da Escola Municipal de Educação para o Consumo, Rosana Coelho, e a diretora do Procon Diadema, Eliete Menezes, apresentam situações práticas do dia a dia e orientações para fazer valer os direitos do consumidor. As atividades realizadas nos bairros fazem parte das ações para além da Escola, que possuem o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população a informações sobre o tema.
Durante a palestra desta terça-feira (15), no bairro Casa Grande, os principais pontos abordados foram sobre o direito à escolha e à informação, com atenção redobrada para vendas casadas – quando o fornecedor afirma que é preciso adquirir um segundo produto ou serviço para comprar aquele que cliente deseja – e garantias estendidas. “Uma dica importante é não ir às compras com pressa. Vá com tranquilidade e tempo para avaliar as escolhas, comparar os produtos e ler todos os papeis antes de assinar”, orientou Rosana.
A moradora de Diadema, Maria Hoenes Guerreiro do Vale, comprou uma cortina e fez um cartão de crédito de uma loja há alguns anos. No entanto, a empresa acrescentou um convênio na mensalidade do cartão e ela descobriu somente meses depois de pagar a fatura. “Se antes eu soubesse o que estou aprendendo hoje, iria atrás dos meus direitos. É preciso ter cuidado”, afirmou.
Escola
Criada em março deste ano, a Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema objetiva estimular a educação para o consumo como forma de contribuir com o equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores, a conscientização de direitos e a necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta.
Procon
O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município. A orientação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.
Serviço:
Palestra de agosto – Escola Municipal de Educação para o Consumo
17 de agosto, quinta-feira, às 8h30
Palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor e Consumo Consciente
Local: Serviço de Convivência/Núcleo Inamar. Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 (Praça Céu das Artes).
22 de agosto, terça-feira, às 8h30
Palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor e Consumo Consciente
Local: Serviço de Convivência/Núcleo Takebe. Rua Yamagata, 265 – Jardim Takebe.
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: procon@diadema.sp.gov.br