Escola para o Consumo em Diadema promove palestras gratuitas nos bairros

In Canto do Joca On

Eventos levam informações e apresentam situações práticas do dia a dia para garantir os direitos básicos do consumidor; próximos eventos serão no Jardim Inamar e Takebe

 

Durante o mês de agosto, mais de 80 pessoas já participaram das palestras sobre Direitos Básicos do Consumidor e Consumo Consciente, promovidas pela Escola Municipal de Educação para o Consumo, do Procon Diadema, nos dias 8, 14 e 15. Até o final deste mês, ocorrerão mais dois encontros em centros de convivência nas regiões Sul e Norte da cidade. Embora os serviços sejam voltados ao público idoso, as palestras gratuitas são abertas ao público em geral.

De forma dinâmica, a coordenadora da Escola Municipal de Educação para o Consumo, Rosana Coelho, e a diretora do Procon Diadema, Eliete Menezes, apresentam situações práticas do dia a dia e orientações para fazer valer os direitos do consumidor. As atividades realizadas nos bairros fazem parte das ações para além da Escola, que possuem o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população a informações sobre o tema.

Durante a palestra desta terça-feira (15), no bairro Casa Grande, os principais pontos abordados foram sobre o direito à escolha e à informação, com atenção redobrada para vendas casadas – quando o fornecedor afirma que é preciso adquirir um segundo produto ou serviço para comprar aquele que cliente deseja – e garantias estendidas. “Uma dica importante é não ir às compras com pressa. Vá com tranquilidade e tempo para avaliar as escolhas, comparar os produtos e ler todos os papeis antes de assinar”, orientou Rosana.

A moradora de Diadema, Maria Hoenes Guerreiro do Vale, comprou uma cortina e fez um cartão de crédito de uma loja há alguns anos. No entanto, a empresa acrescentou um convênio na mensalidade do cartão e ela descobriu somente meses depois de pagar a fatura. “Se antes eu soubesse o que estou aprendendo hoje, iria atrás dos meus direitos. É preciso ter cuidado”, afirmou.

 

Escola

Criada em março deste ano, a Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema objetiva estimular a educação para o consumo como forma de contribuir com o equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores, a conscientização de direitos e a necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta.

 

Procon

O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município. A orientação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.

 

Serviço:

Palestra de agosto – Escola Municipal de Educação para o Consumo

17 de agosto, quinta-feira, às 8h30

Palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor e Consumo Consciente

Local: Serviço de Convivência/Núcleo Inamar. Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 (Praça Céu das Artes).

 

22 de agosto, terça-feira, às 8h30

Palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor e Consumo Consciente

Local: Serviço de Convivência/Núcleo Takebe. Rua Yamagata, 265 – Jardim Takebe.

 

Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Email: procon@diadema.sp.gov.br

You may also read!

Nova praça no Jardim das Oliveiras vai beneficiar 5 mil moradores em São Bernardo

Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcelo Lima neste domingo (23.02); até final de ano, moradores vão receber

Read More...

Carnaval da Família leva público de diversas idades ao Paço de Ribeirão Pires

Em ambiente seguro, foliões puderam curtir, em primeiro lugar, músicas carnavalescas, bloquinhos, concursos de fantasia e muito mais Marchinhas carnavalescas,

Read More...

Saiba quem é o estilista que levou Diadema ao Baile da Vogue

Após celebrar os 50 anos da revista, look em homenagem a Clodovil Hernandes estará exposto no Teatro Clara Nunes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu