Apartamentos do condomínio são os primeiros de demanda aberta lançados durante gestão Marcelo Lima, em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal
“Não tenho palavras para dizer o que senti entrando no meu apartamento”. A emoção tomou conta de Carla Cardoso, de 55 anos, que, ao lado da filha, Yasmin, de 19 anos, não escondia, em primeiro lugar, a felicidade pela entrega das chaves da casa própria.
As duas se mudam, acima de tudo, nos próximos dias para o apartamento novo, iniciando novo capítulo de vida.
“Minha mãe é uma guerreira. Com muita luta ela conseguiu a nossa casa”, emendou, da mesma forma, Yasmin.
Essa é apenas uma das 276 histórias de famílias que, nesta quinta-feira (27.03), receberam as chaves de suas unidades no Residencial Cooperativa III, em São Bernardo.
O evento de entrega das unidades habitacionais no bairro Cooperativa contou, além disso, com a presença do prefeito Marcelo Lima. O Residencial Cooperativa III, encampado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, em parceria com o município, é dividido em dois módulos. A fase 1 foi entregue nesta quinta. A etapa 2, por sua vez, tem previsão de conclusão para o final de 2025, totalizando 576 unidades.
Apartamentos de 50 m²
Os apartamentos, de 50 metros quadrados, possuem, por exemplo, 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, sacada e lavanderia e, na área comum, playground, quadra esportiva e salão de uso comunitário.
O investimento no módulo 1 do Cooperativa III é de mais de R$ 48 milhões.
“Hoje é um dia muito importante. Sem parceria, não podemos discutir e efetivar políticas públicas na área da habitação. Aqui, não tem recurso da Prefeitura, tem recurso dos próprios moradores. Por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, podemos hoje entregar para toda essa gente um novo lar. Quero agradecer pela parceria e à nossa Secretaria de Habitação, que intermediou, em conjunto com a Associação Pró-Moradia Liberdade, e mostrou que é possível entregar moradia digna para a população”, pontuou o chefe do Executivo municipal, Marcelo Lima.
A Prefeitura realizou ampla divulgação dessas vagas que foram ofertadas às famílias que compõe o déficit habitacional da cidade. “Pela primeira vez conseguimos concluir um empreendimento com demanda aberta ao morador de São Bernardo. Conseguimos fazer uma divulgação assertiva para que essas pessoas pudessem sonhar com a casa própria e ter condições de adquirir o imóvel. Ter uma moradia é o que a gente sonha e hoje está se tornando realidade”, acrescentou a secretária municipal de Habitação, Frida Waidergorn.
Vida nova
O casal Edna Almeida e Marcelo Eugênio Moraes também foi contemplado, da mesma forma, na entrega de unidades habitacionais.
Pisar pela primeira vez no apartamento foi, em suma, uma sensação dupla, segundo os novos moradores do Residencial Cooperativa III.
“É a realização de uma vida, de gratidão, de que tudo que fizemos está sendo recompensado agora. A partir de hoje, é uma outra etapa, de mobiliar, de deixar a nossa casa com o nosso jeitinho. Isso é uma alegria imensa”, disseram, em conclusão.