Campanha de testagem ao HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis vai de 1º a 7 de dezembro
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do SAE (Serviço de Atenção Especializada), realizou nesta segunda-feira, dia 28, uma capacitação aos enfermeiros das Unidades de Saúde para iniciar a campanha “Fique Sabendo”, de Testagem para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, que faz parte do “Dezembro Vermelho”. A campanha vai de 1º ao 7 de dezembro.
A intenção da campanha é ampliar a testagem principalmente entre o público mais jovem.
Por isso, uma das funções dos enfermeiros é ajudar na divulgação territorial, conforme explica Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada.
“Queremos alcançar também o público que não vai muito à Unidade. É muito importante que todos que tenham vida sexual ativa realizem o teste pelo menos uma vez ao ano. O jovem é um dos nossos públicos-alvos, por isso, devemos divulgar nos bairros, utilizem os Agente Comunitários de Saúde e os enfermeiros avisar na Unidade”, explicou Nanci.
Durante a capacitação foi explicado, por exemplo, como devem ser realizados os testes, a questão da janela imunológica para o diagnóstico, acolhimento e abordagem pré e pós testagem.
Os enfermeiros também devem estar cientes do dia e hora do teste, fazer um check-list na Unidade com relação aos Insumos, preservativos e gel; folhetos e cartazes; disponibilidade de testes rápidos; realizar reunião com a equipe da Unidade; Ajudar na divulgação; realizar o acompanhamento de pacientes reagentes; avisar o SAE.
Os testes para detecção das IST podem ser realizados, em conclusão, em todas as Unidades de Saúde, das 7h às 17h.
Além disso, também no SAE (Avenida Francisco Monteiro, 205) no mesmo horário.