Em São Bernardo, Programa Abre a Boca para a Saúde rastreia câncer e outras doenças orais

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC

Ação de prevenção e busca ativa ocorre até sexta-feira (25.11) em 16 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, por livre demanda

Na busca por conscientizar a população sobre o câncer de boca, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, promove, em primeiro lugar, o Programa Abre a Boca para a Saúde, que rastreia de forma preventiva esta e outras doenças orais com avaliações gratuitas e por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h.

A ação se estende, portanto, até esta sexta-feira (25/11).

O atendimento, acima de tudo gratuito, é realizado pela equipe bucal de Saúde da Família composta por dentistas, médicos bucomaxilo e especialistas em cabeça e pescoço, que avaliam feridas e lesões bucais e encaminham para tratamento oncológico quando necessário.

A expectativa é de que 5.000 pessoas sejam atendidas, por exemplo, pelas equipes, com atenção especial aos fumantes, etilistas e usuários de prótese dentária.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o câncer de boca é silencioso e sem muitos sintomas, por isso a importância da ação e da busca ativa de casos.

“Por estas características, pode ser facilmente confundido com outras doenças ou não receber a devida atenção. Porém, estatisticamente, é o segundo câncer que mais mata no Brasil”, relatou, em resumo.

Serviço

As UBSs Orquídeas, Taboão, Montanhão e Parque São Bernardo receberam a ação nesta terça-feira (22.11).

Já as unidades União, Baeta Neves, Nazareth e Batistini oferecerão o serviço na quarta-feira (23.11).

Na quinta-feira (24.11), o atendimento ocorre, excepcionalmente, das 8h às 12h, nas UBSs Vila Marchi, Rudge Ramos, Demarchi e Riacho Grande.

Na sexta-feira (25.11), em conclusão, a ação estará nas unidades Alves Dias, Farina, Leblon e Jardim Represa.

Os endereços e telefones de contato de cada unidade participante podem ser conferidos no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss.

You may also read!

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

Maior festejo de fim de ano da história da cidade terá Pista de Patinação no Gelo, árvore gigante de

Read More...

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu