Em São Bernardo, obras de canalização do Córrego dos Lima serão finalizadas em dezembro

In ABCD On
- Updated
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Prefeito Orlando Morando vistoriou intervenções, na Rua Jurubatuba, nesta sexta-feira (29.10)

Os serviços de canalização do Córrego dos Lima, entre a Rua Jurubatuba e Avenida Brigadeiro Faria Lima, na região central de São Bernardo, serão concluídos em dezembro.

Em vistoria ao canteiro de obras nesta sexta-feira (29.10), o prefeito Orlando Morando anunciou, em primeiro lugar, que os serviços já ultrapassaram 70% do andamento.

A agenda foi acompanhada pelo secretário de Transportes e Vias Públicas do município, Delson José Amador, além dos profissionais da empresa contratada.

Um dos principais canais

Historicamente crítico em dias de fortes chuvas, o Córrego dos Lima é um dos principais canais responsáveis pela drenagem da região central de São Bernardo.

De acordo com o planejamento técnico, a canalização contempla os 305 metros de extensão do córrego, sendo 175 metros de canal aberto e outros 130 metros de galeria fechada.

O projeto prevê que a estrutura da seção transversal do córrego seja ampliada de 1,5m para 4,50m x 3m.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 6,2 milhões na obra.

Para sua execução, são utilizadas 120 toneladas de aço, 1.000 m³ de concreto e a escavação de 5.000 m³.

O prefeito Orlando Morando salientou a importância do projeto, detalhando que a sua funcionalidade vai encerrar as lâminas de água e pontos de alagamento em dias de chuva na Rua Jurubatuba, uma vez que o novo sistema de drenagem permitirá a ampliação da vazão de água do córrego em três vezes.

“O Córrego dos Lima tem esse problema antigo. Nossa administração se empenhou nesta intervenção. Já tínhamos eliminado o problema de enchentes no Paço e da região central, mas este córrego transbordava. Desta forma, viabilizamos este projeto que expande toda a vazão e garante a drenagem. Assim, seguimos com as nossas ações no município, com entregas e resultados de melhorias”, disse o prefeito.

Infraestrutura

Com mais esta finalização, a infrestrutura de São Bernardo viabiliza novo mecanismo para o sistema de drenagem.

Em 2019, registrou-se o principal equipamento, o Piscinão do Paço, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água, e que encerrou os problemas ocasionados pelas fortes chuvas.

“Estamos executando este planejamento de recuperação de drenagem do município, com intervenções micros e macros por todo o município, diretamente nos pontos críticos”, comentou, em conclusão, o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu