O prefeito de São Bernardo Orlando Morando anunciou, nesta quinta-feira (12/03), investimento de R$ 4 milhões, em parceria com o Governo do Estado, para modernização do Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (CEITEC) do município. O acordo, que contará com apoio financeiro da Desenvolve SP, foi firmado durante solenidade realizada pela manhã no Palácio dos Bandeirantes. O encontro contou com a participação do vice-governador, Rodrigo Garcia, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, da deputada estadual, Carla Morando, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.
Criado em 2017 pela atual gestão, o equipamento oferece infraestrutura única voltada a criação e desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, servindo como uma espécie de incubadora onde empreendedores e estudantes podem usufruir da infraestrutura do equipamento para promoção de novos projetos e criação de startups.
Com o anúncio do investimento, a Prefeitura fará nos próximos meses a modernização deste espaço, ampliando sua estrutura para atender centros de pesquisas, universidades e escolas técnicas para promoção de novos projetos. A expectativa é a de que as intervenções sejam iniciadas dentro de 90 dias, logo após a conclusão do processo licitatório.
“Este recurso será utilizado no aperfeiçoamento do CEITEC. Com isso, daremos um passo maior criando espaços para receber novas startups, incentivando o desenvolvimento de tecnologias e colocando São Bernardo na rota de inovação. Dessa forma, impulsionamos o crescimento econômico do município, ao mesmo tempo em que a cidade torna-se ainda um pequeno celeiro de grandes inovações tecnológicas”, afirmou o chefe do Executivo.
A articulação do recurso para São Bernardo contou com o apoio da deputada estadual Carla Morando que esteve presente nos últimos meses em reuniões com o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza. Durante a cerimônia de liberação da verba, a parlamentar fez questão de destacar a relevância do projeto. “Com este recurso, São Bernardo conseguirá implantar políticas públicas importantes que vão de encontro com a era digital”.
Na avaliação do vice-governador, Rodrigo Garcia, iniciativas como a de São Bernardo contribuem ainda para o avanço econômico do Estado. “A liberação desses recursos mostra que o Governo do Estado está disposto a auxiliar no desenvolvimento de bons projetos, que trazem resultados importante para a população”.