A mais completa linha de transporte público sustentável da América Latina com o melhor padrão de assistência técnica e qualidade operacional
De 6 a 8 de agosto, a Eletra participa da Lat.Bus, a maior feira de ônibus do Brasil, com cinco ônibus elétricos: Escolar, Midi, Básico, Padron e Super articulado. Todos desenvolvidos e fabricados no Brasil.
A Eletra sempre esteve na vanguarda da mobilidade sustentável no Brasil e, há um ano, revolucionou a indústria de transporte público ao lançar a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina.
Além da linha de sistemas de tração para ônibus urbano, a Eletra ampliou seu portfólio, com mais dois lançamentos: o Ônibus Escolar Elétrico 9,7m e o Ônibus Escolar Elétrico 11,3m – dois produtos inéditos, destinados a revolucionar o transporte escolar nas cidades brasileiras.
Mas a Eletra sabe que não basta apresentar ao mercado modelos novos, versáteis e com tecnologia 100% nacional.
É preciso que eles rodem no mais exigente padrão de qualidade operacional e ofereçam as melhores garantias de assistência técnica e reposição.
É preciso que o operador e a autoridade pública de transporte tenham confiança no ônibus elétrico e a certeza de continuidade.
Essa confiança se constrói com atendimento personalizado, veículos customizados e uma rede de fornecedores formada por sólidas empresas instaladas em território nacional. Empresas parceiras como Caio, WEG, Mercedes-Benz, Scania e outras.
A Eletra conhece muito bem o mercado brasileiro de ônibus urbanos e há mais de 20 anos se dedica a desenvolver soluções de ônibus elétrico para a realidade das cidades brasileras.
Todo esse aprendizado, forjado em décadas de atuação num dos mercados de transporte urbano mais desafiadores do Brasil, foi transferido para os ônibus elétricos Eletra. E está no DNA de sua nova linha de produtos.
Essa é a diferença: os ônibus elétricos Eletra falam a mesma língua dos mais exigentes operadores e das mais rigorosas autoridades de transportes do Brasil.
Além da produção de ônibus elétricos, a Eletra faz retrofit (transformação de diesel em elétrico) de caminhões e ônibus. Uma excelente alternativa para aumentar a vida útil dos veículos, que passam a emitir zero carbono na atmosfera.
PODCAST
Em conjunto com o Diário do Transportes, a OTM e a ANTP, a Eletra terá em seu estande, o podcast da Lat.Bus. Serão entrevistadas autoridades, participantes do evento e especialistas do setor. Funcionará nos 3 dias, nos mesmos horários da Lat.Bus, com duas transmissões ao vivo por dia nas redes sociais, às 13h30 e às 17h30.
LINHA COMPLETA
- Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 15m – Piso Alto – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
Os ônibus elétricos Eletra já circulam em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Guarujá, Salvador, Goiânia, Vitória, Vargem Grande Paulista, São José dos Campos, Porto Alegre, Manaus e outras.
Nossos ônibus já percorreram 3,7 milhões de km, deixando de emitir 5.745 toneladas de CO2.
HISTÓRIA
Segundo Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa está preparada para atender à demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade do Brasil ou do exterior.
“Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior montadora de ônibus elétricos da América Latina”.
Para enfrentar esse desafio, a Eletra transferiu em 2022 toda a sua operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta.
Na nova fábrica, tem capacidade para produzi 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês, podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.
Nascida e instalada desde 1999 no Grande ABC, coração industrial de São Paulo, a empresa é pioneira em tecnologia de tração elétrica para transporte público e de carga.
Fabrica ônibus elétricos a bateria e trólebus. E também atua em retrofit (conversão de caminhões a diesel em elétrico).
A Eletra tem um longo compromisso com inovação, tecnologia e sustentabilidade.