Evento será transmitido pelo canal da Seduc-SP no YouTube nesta terça, 22 de setembro
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) realiza Audiência Pública para apresentar às empresas de tecnologia digital o Guia de Recursos Educacionais Digitais, um catálogo digital composto por conteúdos, ferramentas e plataformas, em formato digital, que facilitam, potencializam e apoiam as atividades de docentes, estudantes e gestores, para fins pedagógicos e/ou administrativos.
O evento será transmitido pelo canal da Seduc-SP no YouTube (https://www.youtube.com/user/educacaosp) em 22 de setembro, das 14h às 15h30.
Na audiência, a Secretária Executiva, Renilda Peres Lima, a comissão técnica do Guia e equipes de especialistas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), vão tirar dúvidas das empresas sobre o edital, o funcionamento da plataforma e o processo de avaliação das tecnologias. “O Guia é importante não só para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais aqui de São Paulo, mas para elevar o padrão das tecnologias digitais empregadas nas escolas”, pondera Peres. A participação é aberta a todos os interessados no assunto.
O Guia
A chamada para a composição do Guia de Recursos Educacionais Digitais tem por objetivo construir um catálogo de recursos educacionais digitais qualificados que poderão ser adquiridos diretamente pelas escolas ou, de forma centralizada, pela própria Seduc-SP. O guia também disponibilizará ao seu público as especificações e informações técnicas e pedagógicas da tecnologia avaliada.
Os inscritos até o próximo dia 29 terão seu material selecionado e avaliado por especialistas servidores da SEDUC-SP até o final de novembro. Conforme o cronograma do edital, o período de inscrição ficará aberto por 12 meses.
As empresas interessadas em submeter suas tecnologias ao processo de avaliação pela SEDUC-SP devem atender aos requisitos de participação descritos no edital e apresentar suas propostas em quatro linhas:
– Ferramenta de apoio à gestão pedagógica.
– Plataforma de aprendizagem adaptativa.
– Biblioteca virtual de livros.
– Biblioteca virtual de questões.
– Ferramenta de apoio à inclusão de estudantes com deficiência.
As inscrições devem ser feitas somente pela plataforma Avaliatec (http://www.guiadetecnologia.educacao.sp.gov.br/), onde os usuários podem encontrar edital do programa (05/2021), com mais informações sobre requisitos de participação, critérios de avaliação e cronograma.
Para a aquisição dos recursos educacionais digitais as escolas poderão usar a verba do PDDE-SP, observando as orientações da SEDUC-SP.