Educação e conscientização: como ensinar a próxima geração sobre sustentabilidade

In ABCD, Artigo On
- Updated
Alex Pereira/Divulgação

Por Alex Pereira, presidente da Coopermiti

A crescente utilização de dispositivos eletrônicos por crianças e jovens é uma realidade inegável. Celulares, tablets e outros gadgets tornaram-se parte integrante do cotidiano, oferecendo inúmeras vantagens em termos de educação, comunicação e entretenimento. No entanto, essa tendência também contribui significativamente para o aumento dos resíduos eletrônicos, à medida que novos modelos são lançados e os antigos são descartados.

A cultura de consumo atual, impulsionada pelo desejo constante de possuir o modelo mais recente de dispositivos eletrônicos, tem levado a um ciclo contínuo de compra e descarte. Este comportamento não apenas gera uma quantidade alarmante de lixo eletrônico, mas também desperdiça recursos valiosos e contribui para problemas ambientais e de saúde pública.

Os dispositivos eletrônicos descartados de forma inadequada liberam substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e cádmio, que podem contaminar o solo e os recursos hídricos. Além disso, muitos dos componentes desses dispositivos contêm metais preciosos que poderiam ser recuperados e reutilizados, promovendo a economia circular.

Para enfrentar esses desafios, é essencial educar a próxima geração sobre a importância da sustentabilidade e da reciclagem de eletrônicos. Crianças e jovens são os futuros tomadores de decisão e consumidores; portanto, inculcar neles práticas sustentáveis desde cedo pode ter um impacto duradouro.

A Coopermiti reconhece a necessidade de envolver as crianças e jovens na luta pela sustentabilidade e tem desenvolvido diversas iniciativas educacionais para este fim como: eventos onde os estudantes podem ver de perto o processo de reciclagem de resíduos eletrônicos, campanhas de coleta de eletrônicos em escolas, incentivando os alunos a levarem dispositivos antigos e inutilizados para serem reciclados, material didático que ajuda a disseminar informações sobre sustentabilidade de forma acessível e envolvente.

Ao promover a conscientização desde cedo, plantamos as sementes para um futuro mais sustentável, onde a reciclagem e a reutilização de eletrônicos se tornarão uma norma, e não uma exceção. Assim, a Coopermiti não apenas contribui para a redução do lixo eletrônico, mas também para a formação de uma geração consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente.

You may also read!

“São Bernardo voltará a ser a cidade das indústrias”, afirma Luiz Fernando

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) esteve nesta sexta-feira (06.9) em assembleia interna na Empresa

Read More...

Ponte para o futuro: Flávia Morando destaca a construção de três viadutos em seu plano de governo

Prefeiturável do União Brasil revela que vai trabalhar por projetos de mobilidade urbana para eliminar gargalos no trânsito de

Read More...

Alex Manente fala sobre tecnologia do futuro e oportunidades de emprego a trabalhadores de São Bernardo

O candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (Cidadania) visitou, nesta sexta-feira (06.9), a unidade de uma grande

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu