Educação de São Paulo lança o PDDE Ensino Médio

In Educação On
- Updated

Verba apoia escolas na implementação do Novo Ensino Médio com repasse de 100 reais por aluno matriculado e 10 mil reais por escola

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lança hoje (19) o Programa Dinheiro Direto na Escola Ensino Médio – PDDE EM. O recurso é voltado à implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual e realizará o repasse de R$ 100,00 por aluno matriculado e outros R$ 10.000,00 para cada escola participante do programa. Este valor foi definido para que cada escola, independentemente do número de alunos, receba recursos.

A medida entrou em vigor por meio da Resolução SEDUC nº 71, de 12-08-2021.

A verba se destina ao apoio na implantação dos Itinerários Formativos que os alunos devem escolher ao ingressarem no segundo ano. Seu propósito é viabilizar a oferta de currículos flexíveis, que exigirão, entre outras coisas, a organização dos espaços escolares, a gestão do currículo, de novas metodologias e a formação dos docentes.

“Esta pandemia já trouxe e trará consequências cada vez mais desastrosas para a aprendizagem dos nossos estudantes. Precisamos mais do que nunca investir no futuro dos nossos jovens que estão no ensino médio e aqui em São Paulo, estamos totalmente empenhados para isso”, ponderou o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares.

Será aberto na Secretaria Escolar Digital – SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/), a partir de amanhã (20), um plano de aplicação financeira, no qual as escolas poderão consultar quanto receberão e realizar o planejamento da gestão dos recursos.  Os repasses estão previstos para ocorrer após a escolha dos Itinerários Formativos pelas unidades escolares.

PDDE -SP

O Programa Dinheiro Direto na Escola São Paulo – PDDE-SP foi criado em 2019 para transferir recursos financeiros adicionais às escolas públicas estaduais e fortalecer suas ações e as comunidades onde estão inseridas. Melhorias na infraestrutura, a compra de materiais e equipamentos e mesmo aquisição de tecnologias digitais educacionais que facilitem a aprendizagem e a administração escolar estão entre os itens que podem ser adquiridos pelo PDDE-SP.

Novo Ensino Médio SP

Composto de duas partes, o Novo Ensino Médio oferece uma Formação Geral Básica, com 1.800 h, e os Itinerários Formativos, com no mínimo 1.200 h de carga horária. O programa considera, em especial, três frentes: o desenvolvimento do protagonismo e do Projeto de Vida dos estudantes, a valorização da aprendizagem com a ampliação da carga horária de estudos e a garantia de uma formação básica comum a todos os alunos, acrescida da oportunidade de escolha no aprofundamento curricular. A primeira série deste ano já vivencia o novo modelo.

Os Itinerários Formativos começam a ser ofertados em 2022 e possibilitarão ao estudante escolher as áreas de conhecimento nas quais deseja se aprofundar, conforme interesse individual. Eles estão organizados em duas partes: o aprofundamento curricular e os componentes específicos, compostos por Eletiva, Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação, Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que variam de acordo com o turno e a carga horária da turma.

Atualmente, o currículo do ensino médio traz 11 possibilidades de aprofundamento curricular, sendo 10 de áreas do conhecimento e 1 de formação técnica. A partir de 2022, as diretorias de ensino e unidades escolares poderão construir suas próprias propostas de Itinerários Formativos, com o apoio do PDDE EM.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu