A iniciativa promovida pela Prefeitura disponibiliza aos moradores acesso ao ensino do sistema de escrita em relevo
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, entregou certificados de conclusão a 17 alunos participantes do curso gratuito de braille. As turmas, divididas entre presencial e online, cumpriram grade curricular de 40 horas.
As atividades semanais abordaram temas como pontuações e operações matemáticas, além do ensinamento básico de leitura e escrita do alfabeto braille. O objetivo da formação é capacitar os alunos para atuar direta ou indiretamente com pessoas com deficiência visual.
“Realizar esse trabalho é muito gratificante. Poder passar o conhecimento do sistema braille para esses alunos é um sentimento especial”, destaca Camila Lima, uma das professoras do curso.
Desde 2021, 80 alunos se formaram nos cursos gratuitos de braille da Prefeitura. Novas turmas estão previstas para o segundo semestre de 2023.
A Secretaria de Educação e Cultura também disponibiliza vagas para pessoas com deficiência visual. Para estas turmas, as atividades são realizadas sem tempo previamente estabelecido para término do estudo.