Apenas 4,8% dos alunos do 3º ano ainda apresentam dificuldade de leitura ou escrita
A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires encerra o 1º semestre de 2022 com ações e comprimento das metas estabelecidas pelo PNE – Plano Nacional de Educação, especificamente na “Meta 5”, que prevê a alfabetização de todos os alunos até o final do terceiro ano.
Para que a meta seja alcançada é necessário um acompanhamento sistematizado e coordenado envolvendo diversos setores da Secretaria de Educação, desde o planejamento pedagógico até a contratação de professores, auxiliares de alfabetização, ampliação da carga horária dos professores alfabetizadores para apoio aos alunos no contraturno, acompanhamento do APSE – Apoio Psicossocial Escolar, psicólogos e assistentes sociais, além dos “Encontros Formativos” com coordenadores pedagógicos e professores.
Em fevereiro deste ano, os indicadores aferidos na sondagem inicial (que é a avaliação do nível de alfabetização dos alunos), apontou que 20% dos 441 alunos dos terceiros anos não sabiam ler e escrever.
Esse indicador caiu para 4,8% em junho, demonstrando que as ações estão sendo positivas.
Para a orientadora educacional, Luzinaide Klen, o avanço das 87 crianças que apresentavam problemas de alfabetização no início do ano é motivo de orgulho.
Não conseguiam ler, nem escrever.
“Este indicador mostra que em seis meses foi possível atingir as metas estabelecidas, uma conquista magnífica, frente aos prognósticos levantados pelos especialistas na área da Educação. Mas trabalho não acaba aqui, precisamos ampliar a capacidade leitora e escritora dos nossos alunos” observa, por exemplo.
Anuário Isto É
Estudo da Austing Rating publicado pela Revista Isto É no início do mês apontou a Educação de Ribeirão Pires como a 29ª melhor do País entre as cidades de médio porte.