Avaliações de desenvolvimento dos estudantes e ampliação do atendimento em turmas do infantil também estão entre ações da Prefeitura
A rede municipal de ensino de Ribeirão Pires está fortalecendo as ações voltadas à primeiríssima infância.
Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura está intensificando as formações permanentes dos 210 professores de desenvolvimento infantil que atuam com turmas de berçário – de quatro meses a um ano e seis meses de idade.
Observar o espaço e o tempo de atividades e selecionar brincadeiras de acordo com o perfil dos bebês estão entre os pontos trabalhados.
“É importante criarmos ambientes em que a criança tenha interação, que possa se movimentar, pois é dessa maneira que ela se desenvolve. Nesta etapa da vida, os bebês estão descobrindo seu corpo, se percebendo. Então a partir de atividades motoras, com interações e diálogos, eles vão dando significado e sentido às ações”, explica, em resumo, a orientadora educacional da Prefeitura, Viviane Antunes.
As formações colocam em lugar de destaque o brincar como forma de aprendizado e a importância do estudo, pelos professores, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
”Precisamos garantir proposta pedagógica pautada nos eixos norteadores do currículo da Educação Infantil”, detalha, da mesma forma, a orientadora.
Além das formações para os professores de desenvolvimento infantil, as equipes da Secretaria de Educação trabalham, junto das unidades de ensino, na avaliação do nível de desenvolvimento dos estudantes atendidos em toda a rede, inclusive nas creches.
Na Educação Infantil, o trabalho é feito por meio da observação e registro das crianças em todos os contextos da creche, desde a acolhida, refeição e atividade dirigida.