São três dias de sondagem do nível de aprendizado com mais de 3200 alunos da rede municipal de ensino
Cerca de 3200 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ribeirão Pires participam, no período de 19 a 21 de fevereiro, da sondagem do nível de aprendizado nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.
Em consonância com as diretrizes educacionais e com base nas práticas preconizadas pelo Instituto Ayrton Senna, a ação, posta em prática pela Secretaria de Educação, permitirá identificar, em primeiro lugar, possíveis fragilidades no aprendizado e traçar ações para melhorar o desempenho das turmas.
As sondagens elaboradas pela equipe de Orientação Educacional da Prefeitura são preparadas de acordo com a faixa etária dos estudantes e utilizam os descritores – elementos que estabelecem quais são as habilidades esperadas para cada etapa de aprendizado – utilizados pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e que acompanham a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
“É sempre importante esse alinhamento na rede, pensar agora o futuro. Todas as escolas estão no mesmo momento. A avaliação pontual será norte para o plano pedagógico. Isso faz toda a diferença”, comentou Vanessa Carollo, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, no Pilar Velho.
A partir dos resultados, que serão tabulados e avaliados pela equipe escolar e pelos pedagogos da Secretaria de Educação e Cultura, será possível identificar quais são as dificuldades dos alunos e estabelecer novos planos de trabalho.
A aluna Gabrielly Ianis dos Santos, que estuda no 5º ano da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, se mostrou animada com a avaliação. “Ontem tivemos prova de Português, bem colorida. Hoje, foi matemática, achei mais difícil, porém, tudo que tinha lá a gente aprendeu em sala de aula. Me sinto pronta pra fazer mais provas”, comentou, em conclusão.