Joaquim Alessi
Com o salão do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá completamente lotado, o vereador Eduardo Leite celebrou seu ingresso no PSB.
Ele ainda não diz oficialmente ser pré-candidato a prefeito de Santo André nas eleições de 2024, mas o ato desta segunda-feira (04.09) à noite é emblemático.
Em primeiro lugar, com ele filiaram-se mais 250 militantes ao Partido Socialista Brasileiro no município.
Além disso, o deputado estadual Caio França, o nome de maior peso na cerimônia, bradou a todos os pulmões: “Eduardo Leite é o próximo prefeito de Santo André”.
Excesso de retórica à parte, a verdade, acima de tudo, é que a grande presença de pessoas surpreendeu.
Nomes de destaque
Não apenas, em suma, pelo número de presentes, mas pela qualidade política, que merece destaque.
A começar pela ex-primeira-dama do Estado, Professora Lúcia França, mulher do ministro e líder nacional socialista, Márcio França.
Também deve-se ressaltar, da mesma forma, a participação da deputada estadual Andréa Werner.
Mas, nem só de líderes do PSB a solenidade foi feita,
Vale destacar, por exemplo, a mensagem enviada pelo prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), que comprometeu-se a estar em outros atos.
Filippi, aliás, teve um secretário no evento. O titular de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcelo Strama, do PSB.
O chefe do Executivo conseguiu recentemente um acordo histórico com o PSB, em Diadema, já que o partido sempre fora adversário do PT na cidade.
União do Jardim Estela
E já que tudo caminha para a campanha municipal, Eduardo Leite conseguiu até uma união impensável no Jardim Estela, por exemplo.
Colocou no mesmo palco o vereador licenciado e secretário de Ações Governamentais do prefeito Paulo Serra, Pedrinho Botaro (PSDB), e o ex-vereador Raulino Lima.
Raulino já foi vereador em Santo André pelo PT, mas perdeu muitos votos na disputa direta pelo eleitorado para o próprio Pedrinho.
Tanto que, em uma dessas eleições, escrevi: “‘Botaro’ um Pedrinho no caminho do Raulino”.
Engana-se, portanto, quem imagina que a lista pare por aí.
Estavam lá o vereador Vavá da Churrascaria (PSD), que já vendeu a churrascaria, mas mantém o nome político, o ex-prefeito João Avamileno e seu filho Fabrício.
Além disso, o vereador Jobert Minhoca, vários ex-vereadores, como Tio Donizete e Virgilio do Prado, e um número grande de líderes de bairros.
Em sua fala, Eduardo Leite prestou bonita homenagem ao seu pai, ex-vereador Antonio Leite, e disse que se ele ainda estivesse entre nós estaria assinando a ficha de filiação ao PSB com ele.