Ex-secretário de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo vai tratar sobre os rumos econômicos do Brasil, incluindo temas como arcabouço fiscal, reforma tributária e controle de despesas; encontro acontece na 2ª feira (29.05), a partir das 18h30
A Federação PSDB-Cidadania promove, em primeiro lugar, mais uma palestra sobre Economia para seus correligionários na próxima 2ª feira (29.05).
Desta vez, portanto, o economista e mestre em Administração Pública Felipe Salto, ex-secretário da Fazenda e Planejamento no Governo de Rodrigo Garcia (PSDB-SP), é quem compartilha suas impressões sobre os rumos da Economia no País.
Há pouco mais de um mês, os partidos convidaram, da mesma forma, o também economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), para abordar o tema.
O evento com Salto acontece a partir das 18h30, no Plenário “José Bonifácio” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O endereço é avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar, Moema, capital.
Preocupação
Segundo o presidente da executiva estadual do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, após 100 dias do novo governo federal, há ainda preocupação quanto às medidas que a União vem tomando na condução da política econômica e fiscal brasileira.
Frente às incertezas e, sobretudo, à morosidade na retomada de empregos e de geração de renda no País, o tucano defende a necessidade de a Economia ser debatida pelos partidos, não apenas como agentes fiscalizadores, mas, sobretudo, para a deliberação de possíveis soluções:
“Um dos desafios da Federação PSDB-Cidadania é constituir uma política econômica de equilíbrio. Por isso, a iniciativa de discutirmos o futuro do País sob este aspecto. E nada mais apropriado do que ter à frente do encontro Felipe Salto, que, além de ter sido um grande secretário da Fazenda de São Paulo, um dos estados líderes em arrecadação da América Latina, representa, com maestria, a nova geração de economistas do País”, reforça, em resumo. Vinholi.
Arcabouço e reforma
Durante o encontro desta segunda-feira, Salto vai tratar, além disso, entre outras temáticas, sobre arcabouço fiscal e reforma tributária.
Além disso, controle de despesas, reforma administrativa e equilíbrio fiscal.
Quem adianta os temas é o presidente da Executiva Estadual do Cidadania Paulista, deputado federal Arnaldo Jardim.
“Votamos a favor do arcabouço fiscal, mas, para isso, melhoramos, e muito, a matéria – a fim de que o projeto tivesse claro compromisso com o equilíbrio fiscal e com o controle de despesas. O próximo passo é retomarmos a reforma administrativa no País. Estes e outros temas serão debatidos por (Felipe) Salto, a nosso convite. O Brasil deve ter, afinal, preocupação com políticas sociais, mas aliado ao desenvolvimento e à preservação do equilíbrio fiscal. Este é o verdadeiro sentido da política econômica do centro democrático”, complementa, em suma.
O deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB), líder da Federação PSDB / Cidadania na Alesp, também será o anfitrião do evento, previsto para acontecer entre 18h30 e 20h30.
Trajetória
Felipe Salto é graduado em Economia e mestre em Administração Pública e Governo
É membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e economista-chefe e sócio da Warren Rena.
É professor de mestrado em Economia no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília-DF.
Autor de diversos livros na área de Finanças Públicas.
Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti, pela obra “Finanças Públicas: da Contabilidade Criativa ao Resgate da Credibilidade” (Editora Record).
Foi secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, de abril a dezembro de 2022.
Ocupou o cargo de 1º diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, de 2016 a 2022.
Pelo trabalho desenvolvido nos dois órgãos, foi eleito pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), acima de tudo, o Economista do Ano de 2022.
Presidiu o Conselho de Administração da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
Foi membro, em conclusão, do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Securitização (CPSEC).