Os bispos da Província Eclecisiástica da qual a Diocese de Santo André faz parte, estarão, de 19 a 23 de setembro, na visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano.
Do latim, o termo quer dizer, portanto, “no limiar dos apóstolos”.
Isso significa, em primeiro lugar, que os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas da Basílica de São Pedro.
Durante a visita o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.
Há, além disso, a possibilidade de participação da Audiência com o Papa Francisco.
Relatório
A visita Ad Limina também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da arqui/diocese de cada um.
O material não consiste especificamente em uma prestação de contas, mas muito mais em uma explanação sobre a situação de cada Igreja Local.
O movimento deve ocorrer, da mesma forma, a cada cinco anos, conforme previsto no Código de Direito Canônico:
Cân 399 — § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.
Para isso, o CDC prevê que “o Bispo diocesano vá a Roma no ano em que está obrigado a apresentar o relatório ao Sumo Pontífice […], a fim de venerar os sepulcros dos Bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e apresente-se ao Romano Pontífice” (Cân 400).
Segundo o Diretório da Visita Ad Limina, a programação contempla as visitas já citadas acima.
Pode incluir ainda, para aqueles que desejarem, a possibilidade de contato com a realidade eclesial e pastoral romana.
Isso para “um conhecimento recíproco e um intercâmbio de experiências pastorais em torno de questões de interesse comum e situações análogas”.
História
Já são dois anos de espera pela visita Ad Limina.
A viagem deste setembro estava marcada para 2020 e foi cancelada em virtude da pandemia do Covid-19 e o início do lockdown no mundo inteiro.
Com estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 1, em novembro de 2009.
Em 2009 os bispos tiveram dois momentos com o Papa Bento XVI: uma audiência reservada e uma audiência geral.