Corporação aperta o cerco contra perturbações de sossego e roubos cometidos por falsos entregadores
O governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apertou, acima de tudo, o cerco contra ocorrências de perturbação ao sossego.
Além disso, intensificou ações contra roubos cometidos por criminosos disfarçados de entregadores de aplicativo.
Em mais uma ação da Operação Noite Tranquila, no domingo (15.05), a GCM (Guarda Civil Municipal) apreendeu 22 motocicletas irregulares durante dispersão de baile funk no bairro Jardim Detroit.
Aproximadamente 2.000 pessoas participavam do pancadão quando a GCM foi acionada, em primeiro lugar, para atender à ocorrência de perturbação de sossego.
Munição química
Mas, quando os agentes chegaram, a multidão reagiu avançando contra as equipes e lançou pedras e garrafas.
Para garantir a integridade física dos agentes, foi necessário, portanto, o uso de munição química para a dispersão do público.
As motos irregulares foram, da mesma forma, apreendidas ao fim da operação.
Os veículos foram abandonados na Praça Vera Lúcia da Silva e recolhidos ao pátio municipal.
Na semana passada, Morando se reuniu com a cúpula das três forças de segurança – GCM e Polícias Civil e Militar.
O objetivo foi alinhar a ampliação das ações de combate à criminalidade na cidade, dentre elas a Operação Sufoco, investida contra os falsos motoboys de delivery.
Uma das principais iniciativas da gestão no combate à criminalidade e na garantia do sossego público, a Operação Noite Tranquila completou cinco anos de atividade na semana passada.
Nesse período, a ação acumulou 2.130 intervenções.
Foram flagrantes, veículos vistoriados e apreendidos; estabelecimentos interditados, autuados e lacrados e dispersões de festas clandestinas.
Valorização
Em mais uma ação de valorização da GCM, a administração homenageou, na manhã desta terça-feira (17.05), dois guardas por atuações de destaque no mês de abril.
O GCM 1ª Classe Arnaldo José Coelho da Silva foi condecorado por desempenho que resultou na prisão de suspeito de tráfico de drogas no Centro, em abril.
A prática foi flagrada pelo guarda no CIM (Centro Integrado de Monitoramento).
Já o GCM supervisor Cícero Ribeiro Silva foi homenageado por atos meritórios (GCM do mês) pelas mais de duas décadas de dedicação à corporação.
O agente, além disso, integra as ações do Noite Tranquila e, mais recentemente, contribuiu para a prisão durante uma ocorrência de violência doméstica.
“O evento de hoje é um dos mais importantes para a Segurança. É o momento em que não só as autoridades reconhecem o trabalho dos GCMs, mas como toda a sociedade”, ressaltou, em conclusão, o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, que entregou as homenagens ao lado do comandante da GCM de São Bernardo, Carlos César Ferreira.