Joaquim Alessi
O ex-prefeito de São Bernardo William Dib filiou-se ao PSB e anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (03.04), apoio à pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Texeira (PT) a prefeito de São Bernardo.
O anúncio, em primeiro lugar, foi agendado estrategicamente para as 13h (número do PT) em um padaria.
Em meio ao barulho de gente conversando no almoço, talheres batendo nos pratos e som de liquidificador, a atual gestão, do prefeito Orlando Morando (ainda PSDB), foi literalmente triturada.
Dib, responsável pelo lançamento de Morando na política – quando este elegeu-se vereador, em 1996, exatamente pelo PSB -, não poupou o ex-pupilo.
Afirmou, por exemplo, que hoje São Bernardo, “sob o aspecto econômico, está muito preocupante”.
Acima de tudo porque, segundo o ex-prefeito, quando ele saiu da Prefeitura, em 31 de dezembro de 2008, a cidade “devia perto de R$ 80 milhões”.
Nas contas de Dib, atualmente “nós devemos um pouco mais, bem mais, de R$ 4 bilhões, e perdemos todas as propriedades da cidade”.
“Elas foram vendidas para pagar, fechar conta, senão o atual prefeito ficaria inelegível”, continuou, da mesma forma.
Regressão econômica
Dib chegou a dizer, além disso, que a cidade, “que era pujante, teve uma regressão importante na área econômica”.
Destacou “o valor dos imóveis; vê que comprou um imóvel 10 anos atrás, e quanto vale; provavelmente metade, com um tributo maior que há 10 anos”.
Sobre serviços, afirmou: “Nós não temos quase restaurante mais; uma cidade que ganhou fama de gastronomia, hoje só tem self sevice, serviço para uma classe média baixa, ou uma classe mais pobres”.
“As lojas de bairro foram embora de São Bernardo; a área de serviço foi impactada”, disse, da mesma forma.
E Dib ainda citou as saídas de montadoras: “A indústria, parece que não tem problema nenhum. Vai embora a Toyota, a Ford, e aí? Aí, vamos vender a área para ganhar dinheiro”.
Ainda em sua fala, Dib declarou: “Não é assim. A geração de emprego, importante, que dê dignidade, moradia, é fundamental para essa cidade”.
Sem ódio
Ao falar de seu apoio ao deputado petista, Dib assinalou que não se pode fazer política com ódio e raiva.
Questionado sobre se o atual ministro do Trabalho e ex-prefeito Luiz Marinho teria reconsiderado suas críticas à sua gestão, Dib minimizou.
Marinho, na campanha de 2008 e mesmo depois de eleito, sempre disse que Dib não fizera nada de bom para São Bernardo.
Mesmo apesar de o governo Dib ter deixado o programa São Bernardo Moderna todo encaminhado, com inúmeras obras realizadas, outras em andamento, contratadas e, além disso, financiamentos assegurados por vultoso financiamento internacional.
Diante dessa questão, Dib declarou: “O povo de São Bernardo sabe quem fez”.
Marcelo Lima
Resta sabe, agora, como fica a situação do ex-deputado federal Marcelo Lima, que deixou o Solidariedade para ser candidato a prefeito pelo PSB, perdeu o mandato e agora muito dificilmente terá legenda para concorrer ao Paço.
Sobre essa situação, Dib afirmou que há anos não fala com Marcelo e não sabe o que ele decidirá.
Mas, salientou que sua filiação foi articulada em Brasília, diante do compromisso de apoiar Luiz Fernando.
Assista ao vídeo: