Programado para novembro, evento vai reunir experiências exitosas de aumento dos espaços e oportunidade educativas para os estudantes e os resultados positivos do trabalho na rede municipal de ensino
Diadema vai sediar, entre 25 e 26 de novembro, o Seminário Nacional de Educação Integral. Será no Teatro Clara Nunes, vai reunir experiências exitosas de aumento dos espaços e oportunidades educativas para os estudantes e os resultados positivos do trabalho na rede municipal de ensino. Além de toda a equipe da Secretaria de Educação da cidade, estarão na organização do seminário o Observatório Nacional de Educação Integral, a Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (Redhumani), Escola Aprendiz, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Grupo de Estudo de Justiça Curricular e o Centro de Referências da Educação Integral.
A coordenadora de Educação Integral da Secretaria de Educação de Diadema, Ana Paula Noveli, explicou que o programa Mais Educação, que em Diadema atende 3.200 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, foi lançado em âmbito nacional pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad, em 2007, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, o governo federal, por meio do Ministério da Educação, repassava recursos para que Estados e municípios pudessem ampliar a carga horária dos estudantes.
“Desde 2016 a educação integral, mais precisamente o Mais Educação, foi sofrendo ano após ano com o descaso e aos poucos foi sendo extinguida”, relatou Ana Paula. Segundo a gestora, não há, atualmente, nenhum recurso federal destinado para esse fim. “Diadema traz de volta a Educação Integral/Mais Educação de maneira muito corajosa e como forma de resistência da manutenção da política pública”, completou. “Como diz Jaqueline Moll, professora que ajudou a construir o Mais Educação em âmbito nacional, Diadema está fazendo educação integral raiz, com recursos próprios e com a certeza de que é necessário para a nossa população.”
A secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches, lembrou que quando o programa Mais Educação foi implementado em Diadema, era ela a coordenadora da iniciativa. “Em todas as redes que visam garantir o direito das crianças a uma educação integral de qualidade, porque não basta aumentar o tempo de permanência na escola sem um projeto pedagógico, há o entendimento de que Diadema realiza hoje o modelo a ser seguido e isso nos enche de orgulho”, afirmou.
Ana Lúcia pontua que sediar o primeiro seminário em âmbito nacional sobre o tema é reafirmar o lugar de Diadema, não apenas na região do Grande ABCD, mas também no País, como referência. “É um modelo dos quais nos orgulhamos muito e os dados mostram que os estudantes que participam dos nossos programas, o Mais Educação e o Aprender Mais, têm resultados muito positivos nos indicadores, além da garantia de direitos à educação de qualidade, à atividade culturais, esportivas e educação ambiental”, concluiu.
Ana Paula reitera que reforçar a importância da educação integral é garantir os direitos dos estudantes, que merecem todas as oportunidades que possam ser oferecidas. “O seminário levantará essa discussão e entendemos que a depender do cenário político do próximo ano, teremos a volta do incentivo federal”, completou. A coordenadora pontuou, ainda, que outro fator importante do seminário é demarcar e firmar o Mais Educação nas escolas da rede municipal como política fundamental da Educação Básica. “É preciso envolver todos os agentes que fazem o Mais Educação em Diadema nesta pauta nacional”, finalizou.