Diadema sobe 77 posições no IDEB em ranking estadual

In ABCD, Educação On
- Updated

Governo Filippi concentrou esforços na recomposição do aprendizado após a pandemia de Covid-19; resultado de Diadema já se aproxima do período antes da pandemia

Diadema alcançou a nota 6,3 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), avançando 77 posições no ranking do Estado de São Paulo. O resultado é reflexo do intenso trabalho realizado pelo governo Filippi na Educação, pasta sob comando da secretária Ana Lucia Sanches, cujo foco nos dois primeiros anos foi recompor o aprendizado dos estudantes, gravemente prejudicado pela pandemia de Covid-19.

Assim que Filippi assumiu, foi aplicada a Prova Diadema, para avaliar os conhecimentos e as dificuldades da rede. Com base nos resultados, a equipe da Secretaria de Educação elaborou o Plano de Desenvolvimento da Educação Diademense (PDE), que definiu metas e ações para recomposição das habilidades que não foram assimiladas no ensino remoto.

Programas específicos, como as turmas do Aprender Mais, com ações de alfabetização e em matemática no contraturno escolar para os estudantes dos 4ºs e 5º anos, e os Grupos de Recomposição de Aprendizagem (GRA), para os estudantes dos 3º anos com ações de alfabetização e em matemática no contraturno, foram fundamentais para o avanço de 0,4 pontos na nota, que havia sido 5,9 em 2021.

Outra importante ferramenta para esse avanço foi o Plano Político Pedagógico (PPP) Participativo, documento que norteia todas as ações das escolas, faz diagnósticos, estabelece metas e afere resultados alcançados com relação à aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. Como o próprio nome diz, é participativo, ou seja, a comunidade escolar participa tanto dando sugestões quanto acompanhando a sua execução.

“Temos uma equipe muito dedicada, comprometida e capaz na Secretaria de Educação. Esse resultado é a prova de que ninguém faz nada sozinho”, declarou Filippi. “Avançamos no pós-pandemia, investimos mais de R$ 30 milhões em reformas e reparos nas escolas, para que o aprendizado ocorra em um bom ambiente e vamos fazer muito mais com os CEUs”, concluiu.

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu