Organização envolve setores do governo e da sociedade civil, e reuniu-se, portanto, pela primeira vez, na terça-feira (19.03).
Evento deve ocorrer, em primeiro lugar, em junho, Mês do Orgulho LGBT+
A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema (CPOCD), ligada à Secretaria de Governo, iniciou na terça-feira (19.03), acima de tudo, os preparativos para a construção da II Conferência Municipal LGBT+, reunindo-se com setores do governo e da sociedade civil organizada.
O evento deve ocorrer, por exemplo, em junho, e escolherá propostas e delegados para a etapa estadual, no segundo semestre.
A Conferência Nacional LGBT+ deve ocorrer, da mesma forma, no início de 2025, em Brasília.
Participação social
Eventos como esse, de construção de políticas públicas em parceria com a sociedade, visam a garantir a participação social na proposição, discussão, monitoramento e avaliação dessas políticas.
São em espaços como esse que são ressaltados a importância e a necessidade de discutir e propor, de forma coordenada e com a garantia de participação popular, as ações voltadas à população LGBT+.
Os temas a ser abordados durante a Conferência foram divididos em quatro eixos temáticos, segundo orientação da Conferência Nacional. São eles:
Eixo 1: Enfrentamento à violência LGBT+
Eixo 2: Trabalho digno e geração de renda à população LGBT+
Eixo 3: Interseccionalidade e internacionalização
Eixo 4: Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBT+
Recomenda-se aos interessados em participar que estudem os eixos antes da Conferência.
“Entendemos a necessidade e importância da participação de toda a comunidade na 2° Conferência LGBT+, por se tratar de um espaço democrático de debates coletivos,” explicou Lelia Batista, presidenta da Associação Viva a Diversidade, que atua há 18 anos na cidade.
“Aqui em Diadema tivemos alguns avanços muito importantes no atendimento a população LGBT+, porém ainda é preciso avançar em outras áreas como segurança, educação e trabalho, e este é o papel da conferência: Apontar as necessidades desta população”, disse ainda.
Parceria
“Trabalhamos sempre em parceria com os movimentos sociais na cidade a fim de sensibilizar o maior número de pessoas sobre a valorização da diversidade e a importância das pautas de sexualidade e gênero,” afirmou Robson de Carvalho, titular da CPOCD.
“Muito mais do que falar sobre direitos, queremos chamar a atenção de toda a sociedade a assumir sua responsabilidade no combate à homofobia, e agradecemos ao chamamento do Presidente Lula por essa construção coletiva, que conta com todo o apoio do nosso prefeito, José de Filippi Jr., e toda a gestão. Fica aqui nosso convite para todos que possam vir construir conosco uma cidade sem discriminação,” finalizou o coordenador.
Mais informações, em conclusão, podem ser obtidas pelo e-mail coordenadorias@diadema.sp.gov.br ou pelo telefone 11 4051-1210