Diadema participa de entrega de manifesto pela paz nas escolas

In ABCD, Educação, Política On
José Luiz Cassimiro, Ana Lucia Sanches, Marcelo Oliveira e Mário Reali com estudantes da rede municipal de Diadema. Fotos:

Promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, evento em Mauá teve, em suma, estudantes e representantes de seis cidades do ABCD

Estudantes, famílias e representantes da Secretaria de Educação de Diadema participaram, na manhã desta sexta-feira (28.04), portanto, da entrega de manifesto pela paz nas escolas.

O evento foi promovido, em primeiro lugar, pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e realizado no Teatro Municipal de Mauá.

O manifesto foi elaborado, por exemplo, de maneira conjunta por estudantes representantes de todos os alunos de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A carta, redigida a oito mãos e redigida por técnicos das Secretarias de Educação dos quatro municípios participantes, cita, por exemplo, os desejos e anseios dos estudantes por uma escola de paz, mais inclusiva, com mais investimentos, mais participação dos estudantes, mais diversidade, menos bullying, menos machismo, racismo e preconceitos.

Esse assunto, além disso, foi pauta do encontro dos Grêmios Curumins com o prefeito José de Filippi Júnior.

O documento foi entregue, portanto, a todas as autoridades presentes e, especialmente, ao presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira.

Reflexão regional

A secretária de Educação de Diadema e coordenadora do GT Educação do Consórcio, Ana Lucia Sanches, destacou, por exemplo, a importância de uma discussão regional e que convida a todos para a reflexão coletiva.

Secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches

“Foi uma decisão nossa convidar as crianças e os adolescentes para saber o que elas pensam para a nossa região”, explicou. “A reflexão a partir dos diálogos com as crianças nos ensinam muito. Que a gente nunca mais desconsidere a cidadania desde a infância”, afirmou, em resumo.

“Temos que parabenizar todos que ajudaram a construir esse evento”, afirmou, da mesma forma, Marcelo Oliveira.

Convergências são maiores

“A nossa parte é manter o diálogo. Nossas divergências não são maiores que a nossa convergência, que é proteger e garantir os direitos das crianças e dos nossos jovens”, completou, além disso.

O prefeito esteve recentemente em Brasília e revelou que o Consórcio vai criar um GT (Grupo de Trabalho) Infância e Defesa de Paz.

O GT terá representantes dos estudantes das cidades.

Por meio dele vão ser solicitados recursos ao Governo Federal para ações de educação, cultura e segurança.

Escuta

O secretário-executivo do Consórcio e ex-prefeito de Diadema, Mário Reali, afirmou que o evento realizado para a entrega do manifesto é apenas o pontapé inicial para o processo de escuta dos estudantes e para a construção de uma escola e de um mundo de paz.

“A gente vai mandar a proposta das redes municipais do Grande ABCD para a rede estadual, para todo o Brasil, envolvendo alunos, pais e toda a sociedade”, disse, em conclusão.

Estiveram no evento também o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, o secretário de Educação de Mauá, José Luiz Cassimiro, a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, a secretária de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra, Alessandra Barchini, a representante da Secretaria de Educação de São Bernardo, Katia Raquel Viana, e a representante da Secretaria de Educação de São Caetano, Adriana Retile, entre outras autoridades.

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu