Promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, evento em Mauá teve, em suma, estudantes e representantes de seis cidades do ABCD
Estudantes, famílias e representantes da Secretaria de Educação de Diadema participaram, na manhã desta sexta-feira (28.04), portanto, da entrega de manifesto pela paz nas escolas.
O evento foi promovido, em primeiro lugar, pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e realizado no Teatro Municipal de Mauá.
O manifesto foi elaborado, por exemplo, de maneira conjunta por estudantes representantes de todos os alunos de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A carta, redigida a oito mãos e redigida por técnicos das Secretarias de Educação dos quatro municípios participantes, cita, por exemplo, os desejos e anseios dos estudantes por uma escola de paz, mais inclusiva, com mais investimentos, mais participação dos estudantes, mais diversidade, menos bullying, menos machismo, racismo e preconceitos.
Esse assunto, além disso, foi pauta do encontro dos Grêmios Curumins com o prefeito José de Filippi Júnior.
O documento foi entregue, portanto, a todas as autoridades presentes e, especialmente, ao presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira.
Reflexão regional
A secretária de Educação de Diadema e coordenadora do GT Educação do Consórcio, Ana Lucia Sanches, destacou, por exemplo, a importância de uma discussão regional e que convida a todos para a reflexão coletiva.
“Foi uma decisão nossa convidar as crianças e os adolescentes para saber o que elas pensam para a nossa região”, explicou. “A reflexão a partir dos diálogos com as crianças nos ensinam muito. Que a gente nunca mais desconsidere a cidadania desde a infância”, afirmou, em resumo.
“Temos que parabenizar todos que ajudaram a construir esse evento”, afirmou, da mesma forma, Marcelo Oliveira.
Convergências são maiores
“A nossa parte é manter o diálogo. Nossas divergências não são maiores que a nossa convergência, que é proteger e garantir os direitos das crianças e dos nossos jovens”, completou, além disso.
O prefeito esteve recentemente em Brasília e revelou que o Consórcio vai criar um GT (Grupo de Trabalho) Infância e Defesa de Paz.
O GT terá representantes dos estudantes das cidades.
Por meio dele vão ser solicitados recursos ao Governo Federal para ações de educação, cultura e segurança.
Escuta
O secretário-executivo do Consórcio e ex-prefeito de Diadema, Mário Reali, afirmou que o evento realizado para a entrega do manifesto é apenas o pontapé inicial para o processo de escuta dos estudantes e para a construção de uma escola e de um mundo de paz.
“A gente vai mandar a proposta das redes municipais do Grande ABCD para a rede estadual, para todo o Brasil, envolvendo alunos, pais e toda a sociedade”, disse, em conclusão.
Estiveram no evento também o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, o secretário de Educação de Mauá, José Luiz Cassimiro, a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, a secretária de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra, Alessandra Barchini, a representante da Secretaria de Educação de São Bernardo, Katia Raquel Viana, e a representante da Secretaria de Educação de São Caetano, Adriana Retile, entre outras autoridades.