Iniciativa de levar o Procon aos bairros amplia o acesso da população ao serviço e aproxima os consumidores de seus direitos
Assim que o ônibus do Procon Móvel estacionou na Praça do Serraria, na manhã desta sexta-feira (28.04), o vendedor Mauro dos Santos, que trabalha no mesmo bairro, foi até lá para receber orientação sobre negociação de débitos, o que vem tentando há alguns meses.
“É a primeira vez que procuro o Procon e estou esperançoso. É importante ter o Procon no bairro porque fica mais fácil e a gente não precisa se deslocar para longe”, afirmou.
Esta é a primeira vez no ano que o Procon Móvel, uma parceria entre Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo e do Procon Municipal, chega a Diadema.
A estrutura foi montada para atender a população durante todo o dia e 38 pessoas procuraram atendimento.
Dessas, 33 orientações, sete Cartas de Informação Preliminar (CIP), o documento inicial para que a reclamação seja solucionada, e uma ação preliminar (quando o Procon entra em contato com o fornecedor no momento da reclamação e a situação é resolvida).
A equipe também distribuiu material de orientação sobre serviços bancários, cartão de crédito, além de versões de bolso do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A moradora da região, Joana D’arc Alves de Alencar, procurou o serviço pela segunda vez.
Em 2010, precisou resolver uma cobrança indevida de cartão disponibilizado por uma loja de roupas.
“Fui ao Procon e resolvi. Fiz o acordo e acabou a dívida”, conta. Agora, outra loja de departamentos alega que a consumidora realizou uma compra neste ano.
“Está errado, porque eu não tenho nem o cartão da loja”, diz. Com o registro da reclamação, Joana tem perspectiva de solucionar mais essa questão. “Quando as pessoas tem algum problema, eu recomendo o serviço do Procon”.
Vitrine
Para a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, a ação teve um balanço positivo.
“Ainda tem munícipes que não conhecem o serviço. Por isso, o Procon Móvel é um trabalho importante porque vamos até o consumidor, orientamos e divulgamos o trabalho que é realizado”, ressalta.
“A ideia de trazer o ônibus para os municípios é dar visibilidade. Se o consumidor vem e não traz todos os documentos para o atendimento, recebe a primeira orientação. Conhecer o trabalho do Procon aqui serve de caminho para ir ao serviço na próxima vez que precisar”, explica a especialista do Direito do Consumidor da Fundação Procon, Ana Paula Guedes.
Para a moradora do bairro Nações, Ana Evangelista dos Santos, que também procurou o serviço pela primeira vez, a divulgação do serviço aproxima a população de seus direitos. “Fiquei sabendo do Procon pela internet e, como precisava resolver uma questão, vim. É muito bom. Nós que temos mais idade não temos muito conhecimento das coisas e aqui as pessoas recebem orientação. Eu agradeço a atenção de todos”, elogiou.
“Somos um órgão de conciliação. Fazemos uma tentativa anterior ao judiciário para resolver o problema do consumidor. Temos índice de solução, no estado inteiro, que chega a 80%. É muito mais fácil resolver por aqui”, garante a especialista Ana Paula Guedes.
Atendimento
Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Serviço:
Procon Diadema
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: procon@diadema.sp.gov.br