Diadema lança quarto núcleo do Observatório de Segurança Escolar

In ABCD, Educação On
- Updated

Emeb Dr Atila Ferreira Vaz será um dos quatro polos que vão sediar encontros com a comunidade para debater e propor ações em prol da cultura de paz

As Secretarias de Educação e Segurança Cidadã lançaram, na Emeb Dr. Atila Ferreira Vaz, o quarto e último núcleo do Observatório de Segurança Escolar.

O lançamento completa a instalação do Observatório nas quatro regiões da cidade, juntando-se à Emeb Jorge Amado (Norte), Emeb Devanir José de Carvalho (Leste) e Emeb Tiradentes (Centro/ Oeste).

As unidades escolares vão funcionar como núcleos e sediar encontros mensais com a comunidade para debater e propor ações em prol da cultura de paz nas escolas.
A abertura foi feita pelos estudantes, que cantaram a música “Sementes do Amanhã”, de Erasmo Carlos.

A secretária de Educação Ana Lucia Sanches afirmou que a escola sempre foi um lugar de paz, e que tem um papel importante além do ensino das matérias básicas do currículo, que é o de formação integral das crianças como cidadãos.

“É na escola que devemos estimular reflexões, tomada de consciência e participação, e as crianças têm que ser ouvidas”, disse.

O secretário de Segurança Cidadã Benedito Mariano destacou que o propósito das reuniões mensais, que ocorrerão a partir de junho, é discutir propostas para combater a violência e fomentar um ambiente e uma cultura de paz, por isso é importante que todos os representantes da sociedade participem.

A vice-prefeita, Patty Ferreira, complementou: “Cultura, lazer, esporte e educação salvam vidas”.

Um dos pais de estudantes presente no evento, Silvando dos Santos Alves, afirmou que o Observatório de Segurança Escolar é importante porque envolve a comunidade, e muitas vezes a violência parte de dentro de casa.

“Essa iniciativa com caráter participativo, chamando os pais, faz toda diferença, o nosso empenho é fundamental. Não adianta simplesmente colocar a polícia na porta das escolas, isso não resolve”, concluiu.

O evento contou com a presença de pais, professores, a diretora da escola, Magda de Lourdes dos Santos, representantes do grêmio Curumim, o secretário de Cultura, Deivid Couto, o presidente da câmara de vereadores, Orlando Vitoriano, além de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Conselho Tutelar.

Trabalho em conjunto

Fazem parte do Observatório de Segurança Escolar as Secretarias de Educação, Segurança Cidadã, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social e Cidadania, além de pais, mães e responsáveis pelos estudantes, professores e funcionários das escolas, lideranças comunitárias e os próprios estudantes.

O Observatório de Segurança Escolar faz parte do programa Escola que Protege, que engloba outras ações de combate à violência nas escolas, como intensificação da ronda escolar, câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais, formação para famílias sobre comunicação não violenta, programas de enfrentamento ao bullying e monitoramento da frequência escolar, entre outras.

A vice-prefeita Patty Ferreira e o integrante do grêmio Curumim, Enzo Souza Teodoro. Foto: Igor Andrade Cotrim/PMD

 

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu