Agora, quase 350 câmeras de vigilância serão, portanto, operadas pela GCM
O prefeito José de Filippi Júnior entregou nesta quarta-feira (13.12), em primeiro lugar, a Central Integrada de Monitoramento (CIM) de Diadema.
O equipamento fica junto à sede da Secretaria de Segurança Cidadã, na avenida Dr. Ulysses Guimarães, 3399, Vila Nogueira.
O novo serviço recebe imagens de 25 totens de vigilância com seis câmeras em cada torre, sendo uma delas com giro de 360º.
Além dos totens, a CIM também vai controlar quase 200 câmeras em escolas, UBSs e outros pontos estratégicos da cidade.
Com isso, nessa primeira fase de implantação, o local começa operando quase 350 câmeras.
Mas, já planejando o futuro, o projeto técnico suporta uma ampliação para até 500 câmeras de vigilância.
Prevenção
Para a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema e a Guarda Civil Municipal (GCM), responsáveis diretas pela nova Central, o serviço visa atuar preventivamente contra a criminalidade e intensificar a integração e parceria da Guarda com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Outros órgãos da Prefeitura, como o Trânsito e Defesa Civil, também vão ter assento na nova Central de Monitoramento.
O sistema de Diadema foi implantado pela empresa Helper Tecnologia e inspirado no modelo adotado com sucesso na cidade de Cotia.
Durante a inauguração, o prefeito Filippi afirmou que a Prefeitura vai continuar investindo em modernização, tecnologia e inteligência para prevenir a criminalidade e a violência.
Ele explicou, além disso, que a obra da CIM demorou e só ficou pronta agora porque foi necessário reformar absolutamente tudo, inclusive o telhado, devido a falta de investimento da gestão passada em videomonitoramento.
Esperança de tempos melhores
“Mas, estamos com muita esperança de tempos melhores, a partir do ano que vem. Para isso, vamos procurar o novo governo estadual e o federal para buscar mais recursos para a área da segurança pública”, anunciou, em suma, o prefeito Filippi.
Na qualidade de anfitrião, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, destacou e agradeceu o apoio técnico e orçamentário das secretarias de Planejamento e Gestão e a de Educação.
Além disso, ressaltou a importância do uso da tecnologia e inteligência na prevenção e no enfrentamento da violência e criminalidade.
“Essa inauguração é muito simbólica porque marca a retomada do projeto antigo do prefeito Filippi que já havia inaugurado a primeira unidade de Videomonitoramento em 2006”, relembrou, acima de tudo, Mariano.
Parcerias
Parceiras estratégicas da pasta de Segurança Cidadã na efetivação da CIM, as secretárias municipais Fátima Queiroz (Planejamento e Gestão) e Ana Lúcia Sanches (Educação), também destacaram o empenho das áreas de Mobilidade e Transporte e a de Obras.
“Essa foi uma realização intersecretarial do Governo Filippi, inspirada no fazer coletivo e inquietude do educador Paulo Freire”, disseram, em resumo.
Convidado a discursar em nome dos policiais militares e civis, o comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. PM Patrício Júnior, parabenizou com entusiasmo a Prefeitura pela nova Central de Monitoramento e disse que as forças policiais da cidade estão prontas para atuar com a Administração Municipal em pról da melhoria da segurança pública.
“Aproveitamos para agradecer o apoio que recebemos sempre da Prefeitura e contem conosco para o que der e vier”, sintetizou, portanto, o Coronel.
O presidente da Câmara Municipal, Josa Queiróz, fez questão de lembrar que segurança pública não é função exclusiva do município, mas principalmente do Estado e da União.
“Mas nossa cidade quer colaborar e contribuir efetivamente para melhorar a segurança pública local, por isso investimos em modelos eficientes de parceria no enfrentamento à criminalidade e formulação de políticas públicas”, disse, por exemplo, Josa.
Convidados especiais
O evento de inauguração da Central Integrada de Monitoramento foi, em primeiro lugar, bastante prestigiado por diversos convidados.
Representando a Prefeitura estiveram presentes a vice-prefeita Patty Ferreira (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Osvaldo Misso (Mobilidade e Transporte), Luiz Carlos Theophilo (Obras), Dheison Renan (Governo), Silas Aguiar (Comunicação), Inês Maria (Fundo Social), Lita Aragão (Controle Interno), Mário Reali (Projetos Especiais), GCM Mendes (Comandante GCM) e outros.
Dirigentes da Polícia Civil estiveram presentes e representaram o titular da Delegacia Seccional, que não compareceu devido a tratamento de saúde: Renata Cruppi e Thiago (Delegacia de Defesa da Mulher), Nelson Caneloi Jr. (1º DP) e Tatiana Souza (4º DP).
Outros vereadores da Câmara Municipal compareceram: Lilian Cabrera, Zé Antônio, Jeferson Leite e Edval da Farmácia.
A cerimônia também reuniu representantes da sociedade civil como Cristina Cruz (Conseg – Centro), Gilberto (morador da rua Coimbra) e outros.
GCM recebe investimentos
A Prefeitura reconhece a importância do papel da GCM na melhoria da segurança pública da cidade.
Por isso, também tem investido na valorização profissional da Corporação.
Já estão sendo contratados mais 50 mulheres e 50 homens para reforçar o efetivo da GCM.
No rol de investimentos tem viaturas, armas e equipamentos, cursos de qualificação, uniformes e outros.
Além disso, a GCM de Diadema ganhou finalmente seu Plano de Carreira, depois de 11 anos sem perspectiva profissional.
Segundo o prefeito, graças a isso a GCM tem prestado, em conclusão, relevantes serviços à comunidade.
Entre eles, a Operação Bairro Seguro, para inibir casos de furtos e roubos nos centros comerciais de bairros.
Faz também a Operação Paz e Proteção, para acabar com os grandes pancadões da cidade.
Igualmente, atua com a Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema, integrada com a Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Casa Beth Lobo.
Sem contar, além disso, a Ronda Escolar e outros.