Diadema inaugura Central Integrada de Monitoramento

In ABCD On
- Updated
Prefeito José de Filippi Júnior. Foto: Dino Santos/PMD

Agora, quase 350 câmeras de vigilância serão, portanto, operadas pela GCM

O prefeito José de Filippi Júnior entregou nesta quarta-feira (13.12), em primeiro lugar, a Central Integrada de Monitoramento (CIM) de Diadema.

O equipamento fica junto à sede da Secretaria de Segurança Cidadã, na avenida Dr. Ulysses Guimarães, 3399, Vila Nogueira.

O novo serviço recebe imagens de 25 totens de vigilância com seis câmeras em cada torre, sendo uma delas com giro de 360º.

Além dos totens, a CIM também vai controlar quase 200 câmeras em escolas, UBSs e outros pontos estratégicos da cidade.

Com isso, nessa primeira fase de implantação, o local começa operando quase 350 câmeras.

Mas, já planejando o futuro, o projeto técnico suporta uma ampliação para até 500 câmeras de vigilância.

Prevenção

Para a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema e a Guarda Civil Municipal (GCM), responsáveis diretas pela nova Central, o serviço visa atuar preventivamente contra a criminalidade e intensificar a integração e parceria da Guarda com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Outros órgãos da Prefeitura, como o Trânsito e Defesa Civil, também vão ter assento na nova Central de Monitoramento.

O sistema de Diadema foi implantado pela empresa Helper Tecnologia e inspirado no modelo adotado com sucesso na cidade de Cotia.

Durante a inauguração, o prefeito Filippi afirmou que a Prefeitura vai continuar investindo em modernização, tecnologia e inteligência para prevenir a criminalidade e a violência.

Ele explicou, além disso, que a obra da CIM demorou e só ficou pronta agora porque foi necessário reformar absolutamente tudo, inclusive o telhado, devido a falta de investimento da gestão passada em videomonitoramento.

Esperança de tempos melhores

“Mas, estamos com muita esperança de tempos melhores, a partir do ano que vem. Para isso, vamos procurar o novo governo estadual e o federal para buscar mais recursos para a área da segurança pública”, anunciou, em suma, o prefeito Filippi.

Na qualidade de anfitrião, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, destacou e agradeceu o apoio técnico e orçamentário das secretarias de Planejamento e Gestão e a de Educação.

Além disso, ressaltou a importância do uso da tecnologia e inteligência na prevenção e no enfrentamento da violência e criminalidade.

“Essa inauguração é muito simbólica porque marca a retomada do projeto antigo do prefeito Filippi que já havia inaugurado a primeira unidade de Videomonitoramento em 2006”, relembrou, acima de tudo, Mariano.

Parcerias

Parceiras estratégicas da pasta de Segurança Cidadã na efetivação da CIM, as secretárias municipais Fátima Queiroz (Planejamento e Gestão) e Ana Lúcia Sanches (Educação), também destacaram o empenho das áreas de Mobilidade e Transporte e a de Obras.

“Essa foi uma realização intersecretarial do Governo Filippi, inspirada no fazer coletivo e inquietude do educador Paulo Freire”, disseram, em resumo.

Convidado a discursar em nome dos policiais militares e civis, o comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. PM Patrício Júnior, parabenizou com entusiasmo a Prefeitura pela nova Central de Monitoramento e disse que as forças policiais da cidade estão prontas para atuar com a Administração Municipal em pról da melhoria da segurança pública.

“Aproveitamos para agradecer o apoio que recebemos sempre da Prefeitura e contem conosco para o que der e vier”, sintetizou, portanto, o Coronel.

O presidente da Câmara Municipal, Josa Queiróz, fez questão de lembrar que segurança pública não é função exclusiva do município, mas principalmente do Estado e da União.

“Mas nossa cidade quer colaborar e contribuir efetivamente para melhorar a segurança pública local, por isso investimos em modelos eficientes de parceria no enfrentamento à criminalidade e formulação de políticas públicas”, disse, por exemplo, Josa.

Convidados especiais

O evento de inauguração da Central Integrada de Monitoramento foi, em primeiro lugar, bastante prestigiado por diversos convidados.

Representando a Prefeitura estiveram presentes a vice-prefeita Patty Ferreira (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Osvaldo Misso (Mobilidade e Transporte), Luiz Carlos Theophilo (Obras), Dheison Renan (Governo), Silas Aguiar (Comunicação), Inês Maria (Fundo Social), Lita Aragão (Controle Interno), Mário Reali (Projetos Especiais), GCM Mendes (Comandante GCM) e outros.

Dirigentes da Polícia Civil estiveram presentes e representaram o titular da Delegacia Seccional, que não compareceu devido a tratamento de saúde: Renata Cruppi e Thiago (Delegacia de Defesa da Mulher), Nelson Caneloi Jr. (1º DP) e Tatiana Souza (4º DP).

Outros vereadores da Câmara Municipal compareceram: Lilian Cabrera, Zé Antônio, Jeferson Leite e Edval da Farmácia.

A cerimônia também reuniu representantes da sociedade civil como Cristina Cruz (Conseg – Centro), Gilberto (morador da rua Coimbra) e outros.

GCM recebe investimentos

 A Prefeitura reconhece a importância do papel da GCM na melhoria da segurança pública da cidade.

Por isso, também tem investido na valorização profissional da Corporação.

Já estão sendo contratados mais 50 mulheres e 50 homens para reforçar o efetivo da GCM.

No rol de investimentos tem viaturas, armas e equipamentos, cursos de qualificação, uniformes e outros.

Além disso, a GCM de Diadema ganhou finalmente seu Plano de Carreira, depois de 11 anos sem perspectiva profissional.

Segundo o prefeito, graças a isso a GCM tem prestado, em conclusão, relevantes serviços à comunidade.

Entre eles, a Operação Bairro Seguro, para inibir casos de furtos e roubos nos centros comerciais de bairros.

Faz também a Operação Paz e Proteção, para acabar com os grandes pancadões da cidade.

Igualmente, atua com a Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema, integrada com a Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Casa Beth Lobo.

Sem contar, além disso, a Ronda Escolar e outros.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu