Documento pioneiro na região estabelece, em primeiro lugar, diretrizes de construção de uma cidade melhor com parâmetros da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas
Em nova ação pioneira no ABCD, a Prefeitura de Diadema elaborou um Plano de Metas totalmente alinhado com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
São, acima de tudo, metas globais estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Tudo para a construção de mundo com menos pobreza, maior proteção ambiental e garantias de paz e prosperidade dos todos povos.
Conforme critérios estabelecidos pela ONU na Agenda 2030, são 17 ODSs que abrangem vários aspectos de solidificação de um ambiente melhor para todos os seres humanos.
A Secretaria de Planejamento e Gestão de Diadema uniu essas diretrizes da ONU ao PPA (Plano Plurianual) Participativo 2022-2025, construído com ampla participação popular em 2021, para desenvolver o Plano de Metas.
Cinco macrodiretrizes
Na cidade de Diadema, cinco macrodiretrizes norteiam a política de metas para o município: Cidade Saudável e Mais Humana; Cidade de Oportunidades; Cidade com Cultura de Paz e Inclusão Social; Cidade Educadora, Justa e Conectada; e Cidade para as Pessoas, Democrática e Sustentável.
Cada macrodiretriz traz uma série de programas temáticos – 29 no total – e estão distribuídos entre as secretarias municipais.
“Este documento, o Plano de Metas, é a consolidação dos três grandes norteadores da política e do planejamento do nosso governo: o Programa de Governo, o Plano Plurianual e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Aqui, conseguimos analisar, à luz das cinco macrodiretrizes do PPA, todos os programas de governo, seus objetivos estratégicos, os indicadores para avaliação da implementação, os ODS e metas contempladas”, disse, em rfesumo, o prefeito José de Filippi Júnior.
Todos os programas e projetos da Prefeitura estão inseridos, por exemplo, no Plano de Metas.
Ele tem, portanto, o papel de norteador das políticas públicas de construção de uma Diadema melhor.
Os 17 ODS estão contemplados, portanto, no trabalho executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Diadema.
“O Plano de Metas é um documento histórico e inovador, que une todo o trabalho que foi feito durante o PPA Participativo, que ouviu cidadãos de todos os territórios de Diadema, com as diretrizes estipuladas pela ONU para um mundo mais sustentável. Teremos parâmetros estabelecidos para seguir a transformação de Diadema”, disse, da mesma forma, a secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz.