Diadema cria Comitê de Saúde da População Negra

In ABCD On
- Updated
Fotos: Dino Santos/PMD
Órgão terá, em primeiro lugar, a participação de representantes da gestão, de Conselhos Municipais e de instituições de ensino e de classe
A Prefeitura de Diadema criou o Comitê de Saúde da População Negra, acima de tudo mais um passo na promoção da igualdade racial no município.
A primeira reunião do grupo foi realizada, portanto, na manhã desta quarta-feira (11.05), no auditório do Paço Municipal.
Contou com representantes da saúde, das Coordenadorias, dos Conselhos Municipais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Diadema) e instituições convidadas.
A iniciativa pioneira na cidade é fruto de várias ações já implantadas na atual gestão.
Entre elas, o Plano Municipal Decenal de Promoção da Igualdade Racial de Diadema, com metas para curto, médio e longo prazo.

Ações para efetivar política no SUS

A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, agradeceu, em suma, aos presentes por aceitarem o convite e reforçou que, com a criação do Comitê, Diadema fortalece ações no rumo de efetivar essa política no SUS.
“Apesar de estarmos vindo de uma pandemia e de termos encontrado a saúde totalmente desestruturada, desde o início da gestão o nosso compromisso foi de colocar em prática aquilo que vínhamos discutindo e que está no Plano de Governo, que é tornar a cidade mais justa e mais humana para todos. A constituição desse Comitê é fruto de muito trabalho que vem sendo construído não só com a equipe da saúde, mas também com apoio da Coordenadoria e de outros parceiros”, disse, em resumo.

Luta de muitos anos

Márcia Damaceno, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lembrou que a criação do Comitê é uma luta de muitos anos.
“A nossa cidade, pelo último Censo, é uma cidade negra, composta na maioria de mulheres. Temos uma responsabilidade com essa população. E sabemos que esse segmento, na saúde, sempre ficou à margem. Agora ter esse olhar, cuidadoso e humanizado, vai ajudar a resolver a questão do racismo institucional que enfrentamos. Vida longa e que esse comitê trabalhe bastante, porque o desafio da saúde é enorme”, destacou, da mesma forma.
Gergezio Andrade Souza, representante do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), elogiou a iniciativa.
“É um prazer participar desse momento e ressalto que o Coren-SP está à disposição de Diadema para todo o apoio que o município precisar”, afirmou, em conclusão.

Diretrizes

Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes de Saúde da População Negra identificadas na conferência de Saúde e assumidas no Plano Municipal de Saúde 2022 – 2025 e no Plano Municipal decenal de Promoção da Igualdade Racial, além das contribuições da Oficina Saúde da População Negra: Agora é a hora!
Luci Aparecida de Souza, responsável pela Assessoria Jurídica da Secretaria da Saúde, orientou os presentes sobre os próximos passos para formalizar e normatizar a atuação do Comitê, entre elas, a publicação de um decreto para institucionalizar o trabalho do grupo.
O próximo encontro do Comitê de Saúde da População Negra acontecerá em 2 de junho para iniciar a discussão sobre o Plano de Ações e Metas a serem implementadas na área da saúde.

Histórico

A Secretaria Municipal da Saúde vem desenvolvendo desde o início da gestão várias ações para atender os anseios e necessidades da população negra, entre elas, a criação da Comissão Saúde da População, que foi responsável pela realização da Oficina “SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: AGORA É A HORA!?”, realizada em fevereiro deste ano no Auditório do Quarteirão da Saúde, onde participaram as UBS, equipamentos da saúde, representantes de outras coordenadorias e do movimento negro.
A temática também foi discutida, portanto, nas pré-conferências e na Conferência de Saúde realizada no ano passado.
Naquele momento foi aprovada a proposta para implementação da Política Nacional de Saúde integral da população negra na rede de saúde, qualificando os profissionais para esse cuidado.
Outro avanço recente foi, além disso, a designação de uma assessora técnica no Gabinete da Saúde para tratar das políticas públicas voltadas às populações estratégicas, como a população negra e a população quilombola.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu