Imunização vai proteger, em primeiro lugar, os pequenos contra essas doenças para crianças com idade até quatro anos
A Prefeitura de Diadema vai antecipar a Campanha de Vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), para crianças de zero a quatro anos de idade, a partir desta segunda-feira (18).
No mesmo dia, também terá início, além disso, a vacinação contra influenza para o público da mesma idade.
A aplicação das duas doses está disponível, portanto, nas 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
As pessoas referenciadas na UBS Piraporinha devem se dirigir ao Clube Municipal Mané Garrincha, onde funcionam as instalações da UBS durante a reforma.
Confiram os endereços dos postos de vacinação em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Documentação
Para vacinar os pequenos, o responsável deve apresentar a caderneta de vacinação e um documento da criança.
Não existe contraindicação para receber a vacina.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que, caso a criança esteja com febre ou algum processo de gripe, leve para vacinar apenas quando melhorar o quadro de saúde.
Para a coordenadora da Vigilância à Saúde de Diadema, Cristina da Silva Marins, as vacinas são a melhor forma de se evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreviníveis.
“A vacinação é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Atualmente, estamos observando o ressurgimento de doenças já erradicadas no país, devido à baixa adesão a imunização. Além disso, por um longo período de tempo não se observava casos de determinadas doenças, causando uma falsa sensação de que a vacina não é mais necessária. Com isso, doenças como o sarampo e poliomielite, estão ressurgindo”, alertou.
A coordenadora ainda reforça o pedido aos pais. “Essa situação vem trazendo uma preocupação das autoridades de saúde, uma vez que, podemos evitar essas doenças, com a vacinação. Portanto, fazemos um apelo aos pais e responsáveis: vacinem seus filhos, as vacinas são extremamente seguras e eficazes”, complementa.
As campanhas de SCR e gripe para essa faixa etária seguem até 30 de abril e a meta é vacinar 95% das 25.600 crianças até quatro anos que moram em Diadema.
Influenza
A vacinação contra a influenza teve início, em 28 de março, em idosos com 80 anos ou mais.
Atualmente, em conclusão, é aplicada em pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde.