Nesta quinta-feira (27 de julho) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data foi criada para marcar a conquista de melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e reforçar a necessidade de minimizar riscos com medidas efetivas de prevenção de acidentes.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, somente em 2022 foram registrados cerca de 613 mil casos, 2,5 mil com mortes. Esses acontecimentos podem resultar em lesões sérias, ferimentos e até mortes.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, reforça a importância de iniciativas que cooperem para a segurança de seus funcionários e da população durante a execução de intervenções, obras ou serviços prestados na cidade. Para tanto, a empresa conta com um cronograma de treinamentos e simulações para que os funcionários da concessionária atuem preventivamente em situações de risco e que, eventualmente, podem resultar em incidentes nas ruas ou avenidas do município.
Além disso, a área de Segurança do Trabalho aplica procedimentos internos, acompanhando de perto os trabalhos críticos, tudo com o objetivo de reduzir os riscos e com o propósito de promover ainda mais a segurança dos funcionários e clientes.
“O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho demonstra a importância de atuar com responsabilidade, estimulando que todos os nossos funcionários se preocupem em executar seu trabalho de forma segura, prevenindo acidentes e promovendo a cultura da segurança”, explica Odair José Rodrigues, técnico de segurança na BRK em Mauá.
Vale ressaltar que os procedimentos da empresa para a prevenção de acidentes são atualizados periodicamente e são realizadas ações de melhoria contínua, porque sempre pode haver novos riscos e, também, alternativas inovadoras para evitá-los.
Entre os valores da BRK, está “Atuar com segurança” com foco na preservação da vida em primeiro lugar. Portanto, a concessionária tem o compromisso de prestar um serviço de qualidade, sempre considerando os impactos na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente.
“Dessa maneira, é fundamental atender aos critérios de segurança durante a prestação dos serviços no município, garantindo a integridade dos nossos funcionários e também da população”, reforça Rodrigues.