Atividades no Complexo Ayrton Senna se deram, acima de tudo, por meio de parceria da iniciativa privada e do poder público municipal
Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste domingo, da 1ª Caminhada e Piquenique Comunitário “Mais Informação Menos Preconceito”.
O ato deu-se em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado a 2 de abril, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna.
Promovido pela Fisiomed Ribeirão Pires, através do Programa AcolherMed, o evento contou com parceria da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires.
Isso, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.
“A proatividade da iniciativa privada em parceria com o poder público em incentivar e promover encontros, caminhadas e palestras de conscientização do autismo. É algo que preocupa muito, não somente o município, mas o Estado, uma vez que o número de diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista tem aumentado muito. Percebemos isso pelo volume da inclusão nas escolas. Ribeirão Pires é um exemplo em inclusão em escola municipal, em relação aos demais municípios e ao próprio Estado de São Paulo, tendo inserido a inclusão em sala de aula. Ver todas as famílias reunidas e comemorando junto prova que a inclusão, além de necessária, é comum, é normal, é fácil de fazer. Não tem que haver resistência do poder público nem da iniciativa privada”, completou, por exemplo, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Acolher mesmo
Camila Gomes das Neves Malerba, 42 anos, levou a filha Beatriz, 6 anos, diagnosticada com Down ainda na gestação e com TEA aos 3 anos, ao evento.
“O nome do projeto já diz tudo: é acolher mesmo”, afirmou.
E explicou, em resumo: “A maioria das mães não se sente acolhida e quando você vê as muitas esferas se unindo para promover um evento desse, significa que estamos tendo alguma importância”.
O evento contou, em primeiro lugar, com Oficina de Musicoterapia, Pintura Facial, circuitos de obstáculos por faixa etária, Oficina de Tatuagem à base de alta entre outras atividades.
Com a van do Cidadania Aqui, a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social promoverá esclarecimento de dúvidas sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA) e credencial de estacionamento – vaga especial.
Até o momento já foram solicitadas mais de 300 CIPTEAs em Ribeirão Pires.
A ação contou, em conclusão, com apoio da Nova Trentina Imóveis, Casas Próprias, Vira-Virou Grife Infantil, Casa de Pães Cammini, São José Junior, Papagaio Verde, Neugi’s, Escola de Natação e Ginástica Nado Livre, Neo Social, Evolution Auto Elétrico, Jeep Clube Ribeirão Pires, Artesanato e Festa Big Real.