Dados do levantamento exclusivo mostram que o ticket médio da fraude foi de R$ 1.301
Dia 15 de março é o Dia do Consumidor, data que tem se tornando importante entre os varejistas e chamado a atenção dos fraudadores.
Segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, o Dia do Consumidor foi a segunda data comemorativa com mais tentativas de fraude em 2022.
Em números gerais, em 2022, o Brasil registrou 1,8% de tentativas de fraude.
Somente no Dia do Consumidor foram registrados 2,2% em quantidades de tentativas de fraude e ticket médio de golpes avaliado em R$ 1.301, ficando atrás apenas do Dia das Mães.
Confira o ranking de datas comemorativas que mais sofreram tentativas de fraude:
Data Comemorativa | % Qtd. Tentativas de Fraude | Ticket Médio das Tentativas |
Dia das Mães | 2,5% | R$ 1.298 |
Dia do Consumidor | 2,2% | R$ 1.301 |
Dia dos Namorados | 2,1% | R$ 1.439 |
Regiões
A região Norte apresentou o maior índice de tentativas de fraude no Dia do Consumidor, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.267. Seguida pelo Nordeste (3,0%), Centro Oeste (2,4%), Sudeste (2,1%) e Sul (1,3%).
Abaixo, o ranking completo de fraudes nas regiões brasileiras no Dia do Consumidor:
Região | % Qtd. Tentativas de Fraude | Ticket Médio das Tentativas |
Norte | 4,1% | R$ 1.267 |
Nordeste | 3,0% | R$ 1.281 |
Centro Oeste | 2,4% | R$ 1.437 |
Sudeste | 2,1% | R$ 1.257 |
Sul | 1,3% | R$ 1.489 |
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce, e o período considerado para o Dia do Consumidor foi 14 e 15 de março de 2022. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital.
Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.