Dia de Combate à Poluição: BRK destaca que a participação da população é essencial para a preservação do meio ambiente

In ABCD On
- Updated
Fotos: BRK Ambiental/Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 14 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate à Poluição. A data tem como objetivo alertar sobre a importância de conter a degradação ambiental e debater soluções, com foco na preservação do planeta para as gerações futuras.

Para a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Mauá, a atuação da empresa aliada a pequenas mudanças de hábitos no dia a dia da população, são ações essenciais para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Em Mauá, cerca de 50 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente no município e deixam de ser lançados em rios e córregos. A cidade, que acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, possui um dos melhores índices de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicador de 91%.

Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. O córrego Taboão, que nasce no Jardim Primavera e corta os bairros Jardim Camila, Jardim Anchieta, Vila Assis Brasil, Jardim Pedroso e Vila Noemia, o Córrego Itrapoã que corta o Parque São Vicente e Jardim Araguaia, além do Córrego Bocaína, que percorre os bairros da Vila Bocaína, Vila Guarani, Vila Dirce, Vila América e Parque Boa Esperança, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.

Apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, que beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade, a empresa destaca que é fundamental a participação da população em ações de preservação dos córregos, mananciais e do rio Tamanduateí, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos. 

Apenas a retirada do esgoto bruto dos cursos d´água não garante a despoluição. A preservação do meio ambiente é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade, informa Erick Krambeck, responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da BRK em Mauá.

“A rede de esgoto, por exemplo não existe para servir como depósito de lixo. O descarte de papeis, plásticos, absorventes, pedaços de pano, óleo de cozinha e outros resíduos, além de poluir os cursos d´água da cidade, obstrui a passagem do esgoto, e com isso, os dejetos podem retornar para os próprios imóveis que os lançaram e provocar vazamentos nas vias públicas”, destaca.

Portanto, neste Dia de Combate à Poluição é fundamental que cada cidadão atue com compromisso ambiental e tenha responsabilidade quanto à destinação adequada de resíduos.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu