Dia de Combate à Poluição: BRK destaca que a participação da população é essencial para a preservação do meio ambiente

In ABCD On
- Updated
Fotos: BRK Ambiental/Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 14 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate à Poluição. A data tem como objetivo alertar sobre a importância de conter a degradação ambiental e debater soluções, com foco na preservação do planeta para as gerações futuras.

Para a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Mauá, a atuação da empresa aliada a pequenas mudanças de hábitos no dia a dia da população, são ações essenciais para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Em Mauá, cerca de 50 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente no município e deixam de ser lançados em rios e córregos. A cidade, que acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, possui um dos melhores índices de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicador de 91%.

Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. O córrego Taboão, que nasce no Jardim Primavera e corta os bairros Jardim Camila, Jardim Anchieta, Vila Assis Brasil, Jardim Pedroso e Vila Noemia, o Córrego Itrapoã que corta o Parque São Vicente e Jardim Araguaia, além do Córrego Bocaína, que percorre os bairros da Vila Bocaína, Vila Guarani, Vila Dirce, Vila América e Parque Boa Esperança, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.

Apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, que beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade, a empresa destaca que é fundamental a participação da população em ações de preservação dos córregos, mananciais e do rio Tamanduateí, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos. 

Apenas a retirada do esgoto bruto dos cursos d´água não garante a despoluição. A preservação do meio ambiente é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade, informa Erick Krambeck, responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da BRK em Mauá.

“A rede de esgoto, por exemplo não existe para servir como depósito de lixo. O descarte de papeis, plásticos, absorventes, pedaços de pano, óleo de cozinha e outros resíduos, além de poluir os cursos d´água da cidade, obstrui a passagem do esgoto, e com isso, os dejetos podem retornar para os próprios imóveis que os lançaram e provocar vazamentos nas vias públicas”, destaca.

Portanto, neste Dia de Combate à Poluição é fundamental que cada cidadão atue com compromisso ambiental e tenha responsabilidade quanto à destinação adequada de resíduos.

You may also read!

Consórcio do ABCD elabora planejamento de ações para 2026 com definição de projetos prioritários

Foco neste ano está voltado, acima de tudo, para o fortalecimento da Saúde, Segurança, Cultura e Turismo O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Santo André realiza obras noturnas de modernização na Rua Siqueira Campos

Importante corredor da região central ganhará novos asfalto, sinalização e abrigos de ônibus Uma das principais vias da região central

Read More...

Edital do ‘Meu Carnaval Está Na Rua 2026’ traz blocos e grupos selecionados em São Bernardo

Prefeitura publicou nesta sexta-feira resultado do chamamento com os participantes da programação festiva oficial do município  São Bernardo avança nos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu