Desfile sustentável, visita do secretário estadual de Turismo e programação diversificada marcam último sábado do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

In ABCD, Turismo On
- Updated
Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o prefeito, Guto Volpi, circularam pelo Festival do Chocolate. Foto: Rafael Costa (PMETRP)

Evento reuniu autoridades, artistas e visitantes em um dia repleto, acima de tudo, de cultura e atrações para todos os públicos

O último sábado do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires – 20 anos foi marcado, portanto, por música, gastronomia e uma grande movimentação de visitantes.

Além das atrações de palco e de rua, a cidade recebeu, por exemplo, a visita do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena.

Ele circulou pelas ruas do Centro para conhecer, em primeiro lugar, o potencial turístico da Estância e a estrutura do evento.

Acompanhado pelo prefeito Guto Volpi e pelo ex-prefeito e atual secretário de Saúde, Clóvis Volpi, idealizador do Festival, Lucena destacou, da mesma forma, a relevância da festa no cenário turístico estadual.

“É uma satisfação voltar a Ribeirão Pires. Esse é um evento que está no calendário turístico do Estado de São Paulo e também na Agenda Viva SP, que reúne quase 3 mil eventos estratégicos para fomentar o turismo. Ribeirão Pires é uma das Estâncias Turísticas mais queridas, mais charmosas e mais importantes do ecossistema do Governo do Estado”, afirmou, em resumo.

Lucena com Guto

Cidade estratégica

Lucena ressaltou, além disso, que a proximidade com a Capital e a diversidade de atrativos tornam Ribeirão Pires uma cidade estratégica.

“Estamos falando de um público consumidor de 22 milhões de pessoas na Capital e Grande São Paulo. A bola da vez é transformar esse potencial em potência, trazendo desenvolvimento por meio do turismo”, completou, em suma.

O secretário também elogiou o novo formato do Festival: “Já estive em outras edições, mas esse formato me impressionou. Subiram a régua na qualidade, nos atrativos. A festa está bonita, a população merece. E quando é bom para a população, é bom para o turista”.

Para o prefeito Guto Volpi, as parcerias com o Governo do Estado e os investimentos em infraestrutura fortalecem esse resultado: “Lucena é muito generoso com a cidade, sempre apoiou os nossos eventos. Temos feito a lição de casa: tudo que a Secretaria de Turismo indica como potencial turístico, econômico e criativo nós colocamos em prática. Rotas e circuitos estão sendo estruturados oficialmente pelo Estado. A conquista de Santo André como Município de Interesse Turístico com Paranapiacaba reforça nosso trabalho conjunto pelo fortalecimento do turismo regional”, ressaltou.

Mais um dia com as ruas do Centro da Estância lotados durante o Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

Origem

Idealizador da festa, Clóvis Volpi lembrou, além disso, a origem do evento.

“Em 2005 tínhamos um Conselho Municipal de Turismo que queria inovar. Criamos o Festival do Chocolate com a proposta de algo diferente, que combinasse com o clima da cidade. Hoje, celebramos 20 anos de um evento que movimenta a economia local, atrai turistas de fora da região e eleva o ticket médio dos comerciantes”, disse, em resumo.

A programação contou com apresentações musicais nos palcos Choco Paço, Memorial Santo Antônio e Vila do Doce.

Além disso, teve performances de dança, projetos culturais e atrações itinerantes.

Entre os destaques, apresentações de bandas como Resenha dos Primos, Soul High, Arte 21, Forró do Vital, Roger & Rogério e o show animado da banda Cólica Renal, que encerrou a noite.

Público lotou o Paço Municipal para o show do Cólica Renal. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

Homenageando os Mamonas Assassinas, o vocalista da Banda Cólica Renal, Paulinho Pessoni, relembrou que, se apresentar no palco Choco Paço hoje, é a realização de um sonho.

“Arrepia pensar nisso. Profetizamos isso anos atrás quando nos apresentamos em palcos secundários. E hoje estamos aqui. Nossa história com Ribeirão Pires teve início com o primeiro encontro de carros antigos da cidade e nós vivemos a cidade. Então, a emoção é grande”, comentou.

Banda Cólica Renal colocou todo mundo para dançar com músicas autorais e sucessos de Mamonas Assassinas. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

Sustentabilidade

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o desfile do Projeto ReCosture Ribeirão, idealizado por Máyra Macedo, com apoio da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade da Estância, tomou conta do Paço Municipal na tarde deste sábado (30).

A iniciativa reforça o compromisso de Ribeirão Pires com a sustentabilidade, a economia criativa e a valorização de talentos locais, reunindo, em conclusão, estilistas de diversas regiões do País: Denice Airola Pereira (RJ), Enilce Macedo de Assis (MG), Neusa Maria Locatelli (SC), Elisabete Carvalho Silva (PR), Maria Fernanda da Silva Lima Moreira (CE), Leonardo dos Santos Gonçalves (SP), Silvia Marques (SP), Annie Rodríguez dos Santos Martins, Luiza Freitas e Silvia Marqques.

You may also read!

Taka manifesta indignação com sentença em primeira instância, adianta recurso e diz confiar plenamente na Justiça

Joaquim Alessi Diante da estupefação provocada em Diadema e em todo o ABCD pela notícia de condenação em primeira instância

Read More...

Sicredi oferece planejamento e proteção para curtir as férias com tranquilidade

Sicredi orienta sobre seguros de residências e veículos, além dos benefícios de Tag de Passagem, débito programado das contas

Read More...

Sabres fecha temporada 2025 com aprendizados no basquete em cadeira de rodas

Projeto do IBISC alia, acima de tudo, inclusão sociocultural e desempenho esportivo e garante permanência no Brasileiro da modalidade A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu