Diante da piora crescente nos “péssimos serviços prestados” pela Enel em São Bernardo, em todo o ABCD e na Grande São Paulo, a deputada estadual Carla Morando foi ao MPF (Ministério Público Federal).
Entregou ao procurador-chefe da República, Dr. Marcos Ângelo Grimone, documento em que denuncia a péssima qualidade dos serviços da Enel.
“Cansada de ver uma situação tão ruim na casa de todos nós aqui do Estado de São Paulo, resolvi entrar com uma representação, em primeiro lugar, no Ministério Público do Estado, onde nós tínhamos ali a reclamação da rodovia Anchieta, que vinha sem a iluminação, e também das outras partes, e aí tomamos a decisão de entrar também com a representação no Ministério Público Federal, onde estive ontem (terça, 17.08), com o procurador-chefe da República, que nos atendeu muito bem, entendeu os problemas que eu levei, e aceitou a representação, inclusive, já, dizendo de abrir o inquérito contra a empresa Enel”.
O prefeito Orlando Morando participou da entrevista e esclareceu que, apesar de ter a concessão para operar no Estado, a contratação da Enel é feito pelo Governo Federal, razão pela qual as ações de eventuais sanções devem partir de Brasília.
O chefe do Executivo revelou que até mesmo ele e a Prefeitura têm dificuldades em conseguir serviços, para a cidade, quando o trabalho deve ser feito pela Enel.
Lembrou que para conseguir a deseletrificação para a poda de uma árvore no Vera Cruz teve de expulsar o diretor da Enel de seu Gabinete.
Carla citou, além disso, o aumento de 12% na conta de todo mundo, a falta de empatia da Enel durante a pandemia, quando cortou a energia por atraso no pagamento, diferente de outras concessionárias de serviço público.
Segundo Carla Morando, a representação pede a pronta apuração e responsabilização da empresa concessionária de energia Enel Brasil S/A em âmbito federal para que adote as providencias necessárias para regularização e melhora na prestação do serviço público de fornecimento de energia elétrica, como também, que indenize a sociedade ante os prejuízos causados.
O documento também apresenta denúncias registradas pela população devido às falhas de energia elétrica e ausência de energia por longos períodos de tempo.
“Entrei com a representação no MPF porque é inaceitável o que vem acontecendo no Estado de São Paulo. A ENEL BRASIL S/A lidera o ranking de reclamações entre as empresas, oferecendo a cada dia um serviço pior com valores que não param de subir. O consumidor merece respeito e, como deputada estadual, estou trabalhando em prol da população. Precisamos solucionar essa questão com urgência”, destacou, em resumo, Carla Morando.