Lei obriga, em primeiro lugar, empresas a disponibilizarem, no primeiro menu, a opção de falar com um atendente humano
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou projeto de suma importância da deputada estadual Carla Morando (PSDB).
Ele garante aos consumidores, acima de tud, o direito de, já no primeiro menu do atendimento telefônico de empresas prestadoras de serviço, optarem por falar diretamente com um atendente humano.
Assim, o cliente não fica obrigado a ouvir aquele monte de mensagens inúteis e irritantes, por exemplo, a cada ligação.
A medida representa um avanço no respeito ao consumidor paulista.
Muitas vezes, o cidadão, enfrenta longos e frustrantes atendimentos automatizados, sem solução para seus problemas.
Com a nova lei, empresas que oferecem SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) no Estado de São Paulo terão que incluir de forma clara, portanto, logo no início do atendimento, a opção de contato com um atendente real.
“Essa é uma vitória do bom senso e do respeito ao cidadão. Todos nós já passamos pela frustração de tentar resolver algo simples e ficar presos em gravações infinitas. O consumidor merece agilidade, empatia e soluções reais. Esse é o objetivo do nosso projeto”, afirma a deputada Carla Morando.
A nova legislação entra em vigor, além disso, após sanção do governador.
Ela eve impactar diretamente empresas que prestam serviços de telecomunicações, energia, água, bancos, planos de saúde e outros setores que utilizam atendimento automatizado.
“Seguimos trabalhando por um Estado mais humano, onde o cidadão seja respeitado em todos os aspectos – inclusive no direito básico de ser ouvido”, disse, em conclusão, a parlamentar.