Deputada Carla Morando, coordenadora da Frente da Linha 20 do Metrô na Alesp, destaca importância da obra em audiência pública

In ABCD, Canto do Joca On

Na luta desde o primeiro mandato na Alesp pela implantação da Linha 20 Rosa do Metrô, a deputada estadual Carla Morando destacou a importância da obra para a população do ABCD na primeira Audiência Pública para discutir a obra, neste 22.01, em Santo André.

As próximas duas audiências públicas serão, além disso, na zona sul de São Paulo, em 29.01, e, em São Bernardo do Campo, a 1º.02.

As apresentações são parte do processo para a obtenção das licenças ambientais.

As mesmas são necessárias para a construção da Linha 20 e o prolongamento Oeste (até Cerro Corá) da Linha 2-Verde.

“Como coordenadora da Frente Parlamentar da Linha 20 – Rosa na Alesp seguirei acompanhando de perto todas as etapas e trabalhando para que milhões de moradores do Grande ABC tenham fácil acesso ao Metrô”, disse, em resumo, a deputada durante sua explanação na audiência pública.

Importantes avanços

Por meio da Frente Parlamentar, Carla Morando conquistou, da mesma forma, importantes avanços na luta pela implantação da Linha no ABCD.

No ano passado, em audiências com o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab, a deputada pediu celeridade nas obras e destacou a importância do Metrô para a região.

Deputada Carla Morando com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab

“Como disse ao governador e secretários de Estado, esta é uma obra muito importante para população do Grande ABC. Seguimos fiscalizando e cobrando agilidade. Peço desde o meu primeiro mandato para priorizar a região que não tem esse atendimento e é tão necessário. O Grande ABC merece ser tratado como prioridade”, enfatizou, acima de tudo, a deputada.

Outras medidas

Entre outras medidas da parlamentar em favor da obra estão: emenda ao Orçamento 2021 do Estado destinando R$ 5,4 milhões para custear os projetos e estudos da Linha 20 e emenda ao Plano Plurianual – PPA 2019-2023 para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o Grande ABC. Em 2023, Carla Morando também fez uma proposta de emenda ao Orçamento de 2024 para investimento de R$ 100 milhões nas obras de implantação da Linha.

A futura Linha 20 Rosa está em fase de projeto pelo Metrô para a implantação de 24 estações em 31,1 km de extensão.

Vai ligar a Santa Marina (região da Lapa) a Santo André, passando por São Bernardo do Campo e bairros de São Paulo.

Entre eles estão Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino.

O Metrô já concluiu o Anteprojeto de engenharia e agora está contratando o Projeto Básico.

Na audiência pública foram apresentadas, além disso, informações sobre os estudos preliminares.

Eles demonstram, em suma, benefícios equivalentes a R$ 3,5 bilhões por ano com o funcionamento da Linha 20-Rosa.

Isso pela economia de combustíveis e gastos com saúde que serão evitados com poluentes que deixarão de ser emitidos.

Sem contar, da mesma forma, a redução do tempo de deslocamento das pessoas, que pode chegar a mais de 60%.

Os dados disponibilizados no evento constam, em conclusão, do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e no Anteprojeto de Engenharia elaborado pelo Metrô.

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